Redação
A segunda edição do SalCine Conecta, evento para fomentar encontros entre os profissionais e players do mercado audiovisual e discussões relevantes sobre o setor, acontecerá a partir desta quarta (4) até sexta-feira (6), no Cine Glauber Rocha. O evento é aberto ao público.
O SalCine Conecta é realizado pelas secretarias Municipais de Cultura e Turismo (Secult) e Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), com apoio do Senai/Cimatec. Este ano, a programação acontece em paralelo com o NordesteLAB, com programação completa disponível no site https://nordestelab.com.br/.
A abertura do SalCine Conecta, na próxima quarta-feira (4), às 9h30, contará com a presença dos titulares da Secult e Semdec, Pedro Tourinho e Mila Paes, respectivamente, e da gestora do Audiovisual da Secult, Milena Anjos. “Nesta segunda edição, nós queremos que o evento seja um espaço tanto de fruição criativa e artística, como de discussão acerca de políticas públicas voltadas para o nosso segmento, visto que é uma das marcas da nossa gestão, com a criação do SalCine, da Film Comission e de diversas ações que temos empregado ao longo desse mais de um ano”, afirmou Milena.
Na sequência, a partir de 10h30, a mesa “Narrativas Negras em TV Aberta” traz o dramaturgo Gildon Oliveira, as roteiristas Thais Pontes e Renata Andrade e o ator Fabrício Santiago para falar sobre o tema. Durante a tarde, às 14h30, o painel sobre “Regulamentação do VoD”, mediado por Gabriel Pires, fundador do NordesteLAB, irá abordar as questões referentes aos serviços de vídeo sob demanda no Brasil, como plataformas de streaming. Integram a mesa Márcio Yatsuda, presidente da Movioca Content House; Érica Alvarez, do YouTube; Luciana Damasceno, fundadora da Cardume; e Camila Sanson do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Este ano, a programação do SalCine Conecta está dividida em dois eixos temáticos, mesas voltadas à criatividade durante a manhã, e, durante a tarde, mesas que abordam questões sobre políticas públicas para o audiovisual. Nos dias 5 e 6, a programação do evento conta com a participação de nomes como Dandara Ferreira, diretora do longa “Meu Nome é Gal”, e Joana Braga, presidente da Rede de Films Commissions, além de mesas que debaterão gênero, internacionalização e turismo.
Foto: Jefferson Peixoto