sábado | 22.02 | 4:24 PM

Google pede desculpas por falso alerta de terremoto no Brasil

O erro rapidamente se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais

0Comentário(s)

O Google se desculpou nesta sexta-feira (14) pelo envio de um alerta incorreto de terremoto a usuários do Brasil durante a madrugada. O aviso, emitido pelo sistema de notificações do Android, indicava possíveis tremores em Ubatuba (SP), com magnitude 4,4, e na Baixada Santista, com magnitude 5,5. O erro rapidamente se tornou um dos assuntos mais comentados nas redes sociais.

Em comunicado, a empresa afirmou que desativou o sistema de alerta no país e está investigando o ocorrido. “Pedimos desculpas aos nossos usuários pelo inconveniente”, declarou.

O Android Earthquake Alert System, responsável pelo alerta, utiliza sensores dos próprios celulares para detectar vibrações e estimar a ocorrência de terremotos. O Google destacou, no entanto, que a ferramenta “não foi projetada para substituir nenhum sistema de alerta oficial”.

Órgãos como a Defesa Civil de São Paulo e do Rio de Janeiro, o Centro de Sismologia da USP, o Serviço Geológico dos Estados Unidos e o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico confirmaram que não houve registro de atividade sísmica na região.