quinta-feira | 02.01 | 2:14 PM

BYD desenvolve tecnologia inédita na Bahia: “Será exportada pro mundo”

Fábrica deve entrar em operação ainda neste ano

0Comentário(s)
Carros ainda não estão sendo fabricados por lá, mas isso não quer dizer que as operações da BYD em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, estão paradas. Já ativa na área de inovação, a planta está desenvolvendo uma tecnologia que mistura os motores híbridos com a tecnologia flex, à base de etanol.

Já chamada de “híbrido plug-in flex fuel”, a intenção é que a adaptação não funcione apenas nos carros fabricados para o mercado brasileiro, mas seja exportada para o mundo inteiro, internacionalizando o etanol do Brasil.

“A BYD é a maior empresa de carros eletrificados do mundo. Ou seja: temos condições de dar para essa riqueza brasileira, que é o etanol, uma penetração no mercado de eletrificados de todo o planeta. Podemos implementar em modelos como o Song Pro, gerando economia, eficiência e inteligência financeira para aqueles que compram os nossos carros”, exalta Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da montadora, em entrevista exclusiva ao Portal A TARDE.

Maior investimento da montadora fora da China, a planta de Camaçari já possui previsão de ampliação mesmo antes da inauguração oficial. A BYD pretende investir R$ 1 bilhão a mais do que planejado inicialmente.

Inicialmente, a previsão era da construção de um complexo em uma área de 330 mil metros quadrados, que empregaria cerca de 10 mil pessoas. Com o aumento do volume de dinheiro aplicado, a perspectiva é que a geração de emprego aumente.

Além dos investimentos na construção de uma grande planta industrial em Camaçari, a BYD promete colocar recursos financeiros para transformar a região em uma espécie de “Vale do Silício baiano”.

“Muitos investimentos ainda são aguardados. O mundo vive uma transição e o Brasil pode protagonizar essa revolução, pois tem uma matriz limpa. É um conhecimento vertiginoso da tecnologia fotovoltaica, da tecnologia eólica, e converge com o que nós hoje estamos produzindo: baterias para carros e ônibus elétricos, baterias estacionárias para armazenamento de eletricidade. E novidades ainda mais importantes serão anunciadas em um futuro breve, pois Camaçari é o coração da BYD nas Américas”, finaliza o executivo.

Fonte: A Tarde