quinta-feira | 26.12 | 9:58 PM

Veja as melhores escolas brasileiras no Enem de 2023

Pesquisa realizada por especialistas da AIO Educação divide rankings pelo tamanho das escolas e as notas com e sem redação

0Comentário(s)

Especialistas da AIO Educação analisaram dados obtidos pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para mostrar o ranking das melhores escolas do Brasil. E enviaram para o Metrópoles oito gráficos com o desempenho de colégios públicos e privados.

A prova é critério de seleção para os estudantes que pretendem entrar nas universidades públicas no Brasil.

Os gráficos são divididos em geral e objetivo, com e sem redação, e também de acordo com a quantidade de alunos.

 

Os primeiros gráficos vêm com as 50 melhores escolas no Enem, sendo a prova geral com redação. Os estudantes estão distribuídos em 11 estados. São eles: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Piauí, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Ceará, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Minas Gerais, Paraná e Bahia.

Já os quatro últimos gráficos mostram as melhores escolas do Enem de alunos, nas provas sem a redação. Contam estados como Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Ceará, Piauí, Pernambuco, Minas Gerais, Bahia, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal, Paraíba, Rio Grande do Norte e Goiás.

 

Pesquisa em microdados do Enem 2023

“Fiz a pesquisa com base nos microdados do Enem 2023, acrescentado alguns outros dados. A publicação é a média simples de cada escola, com redação e sem redação com cinco provas, ou com quatro provas — Natureza, Humanas, Linguagens, Matemática e Redação”, aponta o especialista em Enem e em teoria de resposta ao item da AIO Educação, Mateus Prado.

Prado trabalha ao lado dos pesquisadores Murilo Vasconcelos e Paulo Vivas.

“Dentro da sala segura a gente faz a média de cada área de cada escola. Soma as médias e divide por quatro (sem redação) ou por cinco (com redação). Pegando só as médias, não pegamos nenhuma linha que possa identificar algum aluno. Sendo escolas públicas e privadas. Todas as escolas de ensino médio do país. Só retiramos, por orientação do Inep, as escolas com menos de 10 alunos fazendo as provas do Enem 2023”, explica Mateus.

 

Fonte: Metrópoles