quinta-feira | 24.10 | 5:25 AM

Requalificação do Elevador Lacerda deve ser entregue em dezembro

0Comentário(s)

Redação

Com previsão de entrega para dezembro, as obras de requalificação do Elevador Lacerda, um dos pontos turísticos mais icônicos de Salvador e importante meio de transporte para a população, já estão 80% concluídas.

As cabines 1 e 2já foram substituídas, om nova iluminação, ar-condicionado e motor de resgate, equipamento necessário para o caso de problemas no motor principal. No momento, está sendo feita a troca das cabines 3 e 4.

Uma das novidades previstas no projeto será a liberação das varandas situadas nos espaços laterais do acesso da Cidade Alta, na Praça Municipal. Para isso, a sorveteria A Cubana, instalada no Elevador Lacerda desde o final da década de 1930 e que ainda hoje é uma referência ligada ao monumento, será realocada para o hall de acesso onde atualmente funciona o Centro de Atendimento ao Turista.

Serão implementadas bilheterias nos acessos da Praça Municipal e do Comércio, onde os passageiros poderão fazer o pagamento da tarifa para embarcar no elevador, extinguindo a cobrança na catraca. A ideia é evitar a formação de filas longas para acessar os elevadores, sobretudo nos horários de pico e em períodos de alta demanda.

História

Um dos meios de transportes mais importantes entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa, o Elevador Lacerda foi o primeiro elevador no mundo a servir de transporte público e o mais alto desse tipo, quando foi inaugurado, em 8 de dezembro de 1873.

Inicialmente, se chamava Elevador Hidráulico da Conceição da Praia, em homenagem à padroeira da Bahia. Antes da suspensão dos serviços para as recentes obras, o ascensor transportava, em média, 6,5 mil pessoas por dia, com funcionamento de segunda a domingo. O funcionamento ocorre das 7h às 22h, de segunda-feira a sábado, e das 7h às 19h aos domingos e feriados.

 

Foto: Lucas Moura