quinta-feira | 23.01 | 5:45 PM

Oscar 2025 revela indicados nesta quinta-feira; veja as chances de ‘Ainda Estou Aqui’ e Fernanda Torres

Academia de Hollywood finalmente anuncia lista completa nesta quinta-feira (23) após dois adiamentos. Especialistas avaliam que brasileira tem chances reais de receber indicação.

0Comentário(s)

Os indicados ao Oscar 2025 serão revelados pela Academia de Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood nesta quinta-feira (23) — e os brasileiros finalmente vão descobrir se “Ainda estou aqui” e Fernanda Torres foram selecionados.

O anúncio acontece a partir das 10h30 (horário de Brasília), com transmissão ao vivo no g1.

O Oscar 2025 acontece em 2 de março em Los Angeles, com apresentação de Conan O’Brien.

Pela primeira vez em 20 anos, o Brasil tem chances claras e inequívocas de conseguir ao menos uma indicação ao Oscar, com “Ainda estou aqui”.

A produção dirigida por Walter Salles é presença praticamente garantida entre os melhores filmes internacionais — categoria da qual o país esteve ausente desde “Central do Brasil” (1998), também do cineasta.

Mas há quem diga também que a adaptação do livro de Marcelo Rubens Paiva ainda pode ser lembrada como melhor roteiro adaptado (depois de ganhar o prêmio no Festival de Veneza) e como melhor atriz (ainda mais depois de Fernanda Torres ganhar um Globo de Ouro no começo de janeiro).

E pensar que Fernanda quase ficou de fora do filme. Mariana Lima era a primeira escolha do cineasta.

A lista dos indicados será anunciada depois de dois adiamentos por causa dos incêndios que atingiram Los Angeles e que já deixaram mais de 25 mortos e dezenas de milhares de desabrigados.

As mudanças de datas e o alongamento do período de votação pode ter impacto direto nos escolhidos pelos mais de 10 mil membros da Academia. Afinal, 60% deles moram na cidade.

Estatueta do Oscar ainda coberta, antes da premiação de 2022 — Foto: Eric Gaillard/Reuters

Estatueta do Oscar ainda coberta, antes da premiação de 2022 — Foto: Eric Gaillard/Reuters

 

Prêmios e rivais

Além de ganhar um Globo de Ouro após duas indicações, “Ainda estou aqui” chega gabaritado pela indicação a outros prêmios importantes, como o britânico Bafta (premiação inglesa que tem muitos membros em comum com a Academia). Lembre dos concorrentes da produção no Globo de Ouro.

No entanto, sem querer parecer afobado, o favorito na categoria ainda é o francês “Emilia Pérez”, que deve ser um dos líderes em número de indicações, inclusive na categoria principal, e que, por isso, se tornou o grande alvo do público brasileiro.

Já Fernanda, mesmo de fora da lista inglesa, ainda tem grandes chances de ser lembrada pela Academia — pelo menos de acordo com especialistas de Hollywood acompanhados pelo g1 (veja mais abaixo).

O prêmio no Globo de Ouro ajudou sua campanha e colocou o filme, e a atuação, no radar dos membros votantes em uma categoria que raramente indica atrizes “internacionais”.

Muitos especialistas veem uma disputa pela quinta vaga da categoria de atuação entre a brasileira e Marianne Jean-Baptiste (“Hard truths”), que foi indicada ao Bafta.

A maioria concorda, no entanto, que a categoria deve ter a favorita Demi Moore (“A substância”), Mikey Madison (“Anora”), Karla Sofía Gascón (“Emilia Pérez”) e Cynthia Erivo (“Wicked”).

Foto tirada durante 'Ainda estou aqui' com a família protagonista do filme — Foto: Divulgação

Foto tirada durante ‘Ainda estou aqui’ com a família protagonista do filme — Foto: Divulgação

 

As chances de ‘Ainda estou aqui’

Qualquer tentativa de prever como escolherão os membros da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas americana é puro achismo. O que não significa que não se pode tentar.

Por isso, o g1 montou os gráficos abaixo, que vão acompanhar cinco dos principais rankings de prováveis indicados ao Oscar 2025 e tirar uma espécie de média entre eles para determinar o possível destino de “Ainda estou aqui” e seus principais concorrentes.

Para tanto, foram considerados apenas veículos especializados de Hollywood que elencavam suas opiniões para cada uma das três categorias. São eles:

Veja abaixo a última atualização, desta quarta-feira (22):

“Ainda estou aqui” firmou de vez sua segunda colocação na categoria. Ou seja, a indicação é quase garantida, mas uma vitória em março ainda é difícil.

Afinal de contas, apesar das críticas de públicos da América Latina, o francês “Emilia Pérez”, vencedor dos Globos de Ouro de melhor filme em língua não inglesa e comédia ou musical, continua uma unanimidade como favorito entre os especialistas.

A novidade é mesmo a entrada da animação “Flow”, da Letônia, no lugar do italiano “Vermiglio”.

 

Fernanda consolidou sua quinta colocação pela segunda atualização seguida, descolada de Jean-Baptiste.

No topo da lista, Moore segura seu favoritismo pela segunda atualização seguida, após vencer o Globo de Ouro de melhor atriz de comédia ou musical.

A premiação do Sindicato dos Roteiristas dos Estados Unidos (WGA, na sigla em inglês) até ajuda a entender as chances de possíveis indicados ao Oscar, mas suas regras rígidas e diferentes não a tornam a mais confiável dos indicadores.

Mesmo assim, as alterações nas análises refletem os indicados da organização, anunciados no último dia 15.

O reconhecimento de “Assassino por acaso” empurrou “Ainda estou aqui” para baixo, mesmo que o roteiro brasileiro nem sequer pudesse concorrer ao prêmio do sindicato.

Ou seja, a batalha na categoria é a mais difícil, mas surpresas ainda podem acontecer.

Por outro lado, todos continuam a concordar que “Conclave” é a força a ser batida na categoria — uma perspectiva que só deve ter aumentado após a vitória na categoria do Globo de Ouro, e que não foi afetada pela ausência no WGA Awards.

‘Termômetros do Oscar’ apontam as chances de ‘Ainda estou aqui’

Fonte: G1

Foto: Grosby Group