Redação
O Instagram criou uma nova funcionalidade para contas de usuários menores de 16 anos. Na ‘conta de adolescente’, a autorização dos pais será requerida para alterar configurações, o contato com usuários e conteúdos específicos (como brigas e procedimentos estéticos) poderá ser proibido. Também serão disponibilizados limites em mensagens no direct e notificações durante a noite.
A nova função, anunciada pela Meta nesta terça-feira (17), chega ao Brasil e à América Latina como um todo em janeiro de 2025, mas já está disponível nos Estados Unidos, no Canadá, no Reino Unido e na Austrália a partir dos próximos 60 dias. Na União Europeia, a função deve ser disponibilizada ainda em 2024.
O Instagram permite a criação de contas para pessoas de no mínimo 13 anos, e o limite especial pode atuar até os 16. Para contas com limite ativado, será possível limitar os usuários com quem o adolescente entra em contato, além dos conteúdos que aparecem na timeline do jovem.
Tudo poderá ser controlado pela conta dos pais, não precisando acessar o telefone do filho para configurar nenhum dos limites ou bloqueios. Caso o adolescente tente mudar alguma configuração, os pais serão notificados, e poderão aprovar ou negar a solicitação.
Estão sendo elaborados também mecanismos que verifiquem a verdadeira idade dos adolescentes, para driblar eventuais mentiras e identificar contas de menores utilizando datas de nascimento de adultos.
Novas funcionalidades
Para contas privadas, usuários que não sigam a conta do adolescente não conseguem contatá-lo por mensagens diretas (directs ou DMs). O jovem pode aceitar novos seguidores, mas apenas pessoas que o seguem ou já interagiram com sua conta antes da implementação dos limites podem falar com ele.
O mesmo serve para marcações e menções – adolescentes só poderão ser marcados ou mencionados em posts por seus seguidores.
Chega também um limite de tempo de uso diário, onde os jovens receberão uma notificação indicando o momento de fechar o aplicativo quando atingirem uma hora de uso.
Das 22h às 7h, o aplicativo estará em modo noturno, ou seja, sem enviar notificações para o celular do adolescente. Caso ele receba mensagens durante esse período, o remetente será informado de que o jovem não pode visualizar durante o período da noite.
Será limitada também a exposição a conteúdos sensíveis, bloqueando qualquer vídeo que contenha brigas ou procedimentos estéticos.
Fonte: Correio
Foto: Divulgação | Meta