quinta-feira | 16.01 | 5:51 PM

Guia completo: Tudo o que você precisa saber para participar da Lavagem do Bonfim

0Comentário(s)
A tradicional Lavagem do Bonfim, um dos eventos religiosos e culturais mais emblemáticos da Bahia, é realizada nesta quinta-feira (16). A celebração ocasiona mudanças no trânsito, nos serviços públicos e no funcionamento de estabelecimentos comerciais. Confira abaixo o guia completo com todas as informações para aproveitar a festa.

* Que horas começa a caminhada da Festa do Bonfim?

A caminhada tem início às 7h, em frente à Igreja da Conceição da Praia, no Comércio, onde acontece um Culto Ecumênico. Em seguida, será realizada a 16ª Caminhada “Lavagem de Corpo e Alma” em direção à Colina Sagrada.

Após o percurso de 8 km, ao chegar à Colina, o Padre Edson Menezes fará um discurso seguido da bênção aos fiéis. Posteriormente, baianas tradicionais realizam a lavagem das escadarias e do adro da Basílica do Senhor do Bonfim. Vale lembrar que não haverá novena no dia da Lavagem. O novenário será retomado até a Missa Solene do Senhor do Bonfim, no dia 19 de janeiro.

* Onde haverá bloqueio de trânsito?

As interdições começaram na quarta-feira (15), véspera da festa:

– Às 6h: Bloqueio progressivo para o transporte da imagem do Senhor do Bonfim para a Marina da Ribeira, na Avenida Beira Mar.
– Às 11h: Bloqueio nas vias entre a Marina da Ribeira e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia.

No dia 16, o estacionamento será proibido nas vias por onde passa o cortejo, e mais de 100 barreiras de trânsito serão instaladas a partir das 19h do dia 15.

* Como será o funcionamento dos ascensores?

Os ascensores terão operação gratuita neste dia 16:

– Plano Inclinado Gonçalves: 6h às 19h.
– Plano Inclinado Pilar: 6h30 às 18h.
– Elevador do Taboão: 6h30 às 18h.
– Plano Inclinado Liberdade/Calçada: 6h às 19h.

* Como será o funcionamento dos ônibus?

Os ônibus circularão das 6h do dia 16 à meia-noite do dia 17. Algumas linhas terão horários prolongados e, devido aos bloqueios, haverá alterações nos itinerários.

Serão disponibilizados 46 ônibus entre o Largo do Papagaio e a Estação da Lapa para atender a demanda. As linhas que passam pela região da festa terão desvios programados. Confira os detalhes completos no site da Secretaria de Mobilidade (Semob).

* Pontos de táxis e mototáxis:

Dois pontos especiais serão ativados:

– Avenida Engenheiro Oscar Pontes: Próximo ao ferryboat.
– Largo de Roma: Em frente ao Hospital da Mulher.

Além disso, um ponto exclusivo para mototáxis será montado na Rua da Imperatriz, próximo ao Colégio São José.

* Travessia de ferry-boat:

O Terminal São Joaquim terá acesso modificado, com sinalização especial e vias exclusivas. As viagens seguem nos horários regulares, das 5h às 23h30, com embarques extras em caso de alta demanda.

* Metrô e Terminal Marítimo:

Não haverá alterações nos serviços. O metrô funcionará das 5h à meia-noite, e a Travessia Plataforma-Ribeira estará disponível das 7h às 19h, com tarifas de R$ 3,30 (inteira) e R$ 1,65 (meia).

* Previsão do tempo:

O dia terá sol com algumas nuvens e possibilidade de chuva passageira durante o dia. Temperaturas variam entre 25 °C e 30 °C, com 78% de chance de chuva.

* O que levar?

– Roupas brancas: Não são obrigatórias, mas são uma tradição para a caminhada.
– Protetor solar e garrafinha de água: Essenciais para o percurso de 8 km.
– Hidratação: A prefeitura instalará dois pontos de hidratação, um no Comércio, na Rua Miguel Calmon, e outro na Colina Sagrada.

* Segurança:

Mais de 2 mil policiais e bombeiros atuarão no evento. Serão utilizadas 79 câmeras, algumas com tecnologia de reconhecimento facial e de placas veiculares, para garantir a segurança da festa.

 

Fonte: Alô Alô Bahia

Foto: Elias Dantas/Alô Alô Bahia