A 10ª edição do Fronteiras do Pensamento em Salvador foi um verdadeiro sucesso! Nos dias 8 e 9 de abril de 2025, o Teatro Casa do Comércio ficou completamente lotado para receber um público ávido por conhecimento e reflexão. Foram cerca de 1.000 pessoas que prestigiaram as conferências. Com ingressos esgotados dias antes do início do evento, esta edição marcou um momento especial na trajetória do projeto na capital baiana, consolidando-se como um dos eventos mais relevantes no cenário cultural e intelectual do país.
Com o tema subjetividade contemporânea e a interseção entre psicologia e literatura, o Fronteiras promoveu encontros inesquecíveis com grandes nomes do pensamento atual. O público acompanhou de perto debates instigantes sobre a construção da identidade em tempos de hiperconexão e isolamento social — um tema urgente e necessário.
Na Mesa 1, realizada no dia 8, os psicólogos Alexandre Coimbra e Ana Suy emocionaram a plateia ao abordar com profundidade e afeto a construção da narrativa pessoal em um mundo multifacetado. Para a jornalista da TV Bahia, Giana Matiazzi, a experiência foi impactante:
“Achei fantástico e enriquecedor porque Alexandre Coimbra e Ana Suy entendem muito sobre a nossa mente, da nossa alma, e como a gente pensa. Eles conseguiram traduzir isso em uma hora e quinze minutos, mas na verdade parece que foi muito mais. A expectativa pro segundo dia é ainda maior porque sou fã de Itamar Vieira e aí tem também o Jeferson Tenório — ótimo. Vamos sonhar com esse Fronteiras!”
E a expectativa foi cumprida: no dia 9, a Mesa 2 reuniu os consagrados escritores Itamar Vieira Junior e Jeferson Tenório, que encantaram o público com reflexões sobre como fatores sociais moldam nossas histórias coletivas e individuais.
“Para mim é uma alegria estar aqui participando da décima edição desse evento. Eu já estive do outro lado, como espectador, e falamos sobre coisas interessantes, falamos sobre literatura, sobre o nosso país, tudo aquilo que muitas vezes cabe num livro — essa experiência humana”, destacou Itamar Vieira Junior.
Já Jeferson Tenório afirmou: “Tivemos uma conversa sobre literatura, sobre narrativas… um evento maravilhoso e que acompanho há muitos anos. É uma honra para mim participar neste momento e aqui em Salvador.”
“Para a Caderno 2 Produções, realizar o Fronteiras em Salvador reafirma nosso compromisso com a cultura, o pensamento crítico e a democratização do conhecimento. Agradecemos ao público, convidados, parceiros e equipe por fazerem parte dessa jornada. Que venham mais encontros potentes e inspiradores!”, declarou Dalmo Peres, produtor artístico e fundador da Caderno 2 Produções Artísticas.
Mais do que um evento, o Fronteiras do Pensamento 2025 foi uma celebração da palavra, da escuta e do pensamento crítico contemporâneo — com destaque para reflexões profundas sobre saúde mental, subjetividade e os desafios de ser indivíduo no mundo de hoje. Uma experiência marcante e transformadora para todos que participaram.
A realização foi da Caderno 2 Produções e da Delos Bureau, com apoio do Shopping Salvador, Livraria LDM, A TARDE FM, Clube A TARDE e Clube Correio. O evento teve patrocínio da Acelen, por meio do Fazcultura, reafirmando o compromisso com o acesso ao conhecimento e a valorização da cultura.
SOBRE O FRONTEIRAS DO PENSAMENTO
O Fronteiras do Pensamento é um dos principais projetos culturais do Brasil dedicados à disseminação do conhecimento e à valorização do pensamento crítico. Desde 2006, mais de 300 mil pessoas já participaram das edições realizadas em cidades como Porto Alegre, São Paulo e Salvador. O projeto é conhecido por reunir grandes nomes do cenário intelectual nacional e internacional, sempre com foco no pluralismo, na interdisciplinaridade e no rigor acadêmico.
A edição baiana já trouxe ao público figuras como Edgar Morin, Leymah Gbowee, Valter Hugo Mãe, Camille Paglia, Mia Couto, entre tantos outros que inspiram e provocam reflexões profundas.