O terminal é também pioneiro no uso de equipamentos elétricos, com o investimento, no ano passado, em mais 12 tratores de pátio elétricos, chamados de TTs (terminal tractors), utilizados para o transporte interno entre as embarcações e áreas de armazenagem de contêiner. Os equipamentos possibilitam a redução de até 341 toneladas de CO² que não serão emitidas na atmosfera anualmente.
“Estamos localizados na Baía de Todos-os-Santos, considerada capital da Amazônia Azul, dadas as suas condições naturais privilegiadas com excelente acessibilidade marítima e rodoviária. Nosso terminal é uma ferramenta de grande valor para o desenvolvimento da cadeia de suprimentos nacional e internacional, oferecendo soluções logísticas para mais de dez estados brasileiros, do Sudeste ao Norte”, destaca Demir Lourenço, diretor-executivo do Tecon Salvador.
O terminal, com uma área de 163.200 m², desde que passou a ser administrado pela Wilson Sons, já recebeu mais de R$ 1 bilhão de investimentos em obras de ampliação e modernização. Seu alto padrão de eficiência tecnológica, operacional e de segurança permite a expansão de operações de exportação e importação, transitando cargas de diversos setores e origens, o que impulsiona a cadeia de produção de vários estados. Entre os segmentos estão frutas, algodão, fertilizantes, couro, celulose, suco, derivados de cacau, derivados de sisal, derivados de madeiras, carnes, açúcar, arroz, café, pneus, eletrônicos, produtos químicos, além de cargas granéis e cargas soltas, de grandes dimensões direcionadas a projetos, a exemplo do segmento de energia renovável.
Metódo
Para a elaboração do estudo, o CPPI classificou 405 portos globais no ano passado, avaliando mais de 182 mil escalas de navios, 238,2 milhões de movimentações e cerca de 381 milhões de TEUs. De acordo com o Banco Mundial e a S&P, o objetivo é identificar “áreas de aprimoramento para o benefício de várias partes interessadas no sistema de comércio global e nas cadeias de suprimentos, de portos a companhias de navegação, governos nacionais e consumidores”, levando em conta que mais de 80% do comércio de mercadorias são transportados por via marítima.