sábado | 21.12 | 8:33 AM

É por isso que você nunca deve lavar uma panela quando ela ainda estiver quente – erro gera consequências caras

Cuidado com o choque térmico na sua panela! Saiba quais são as consequências da mudança brusca de temperatura

0Comentário(s)

Você sabia que lavar a panela antiaderente quando ainda quente não é aconselhável? Por mais que deixar a cozinha limpa logo após o preparo das refeições seja tentador, essa prática pode causa consequências dispendiosas.

E quando se trata das frigideiras, versáteis para cozinhar uma infinidade de pratos, é fundamental uma manutenção adequada para garantir a sua longevidade e funcionalidade.

É pensando nisso que você deve evitar lavá-la imediatamente após o preparo de algum alimento. O resultado de lavar a frigideira ainda quente pode afetar a panela, assim como prejudicar a sua capacidade de cozinhar adequadamente. Entenda os motivos e reveja seus hábitos!

 

Evite o choque térmico na sua frigideira: nunca lave quando estiver quente

Jogar a frigideira ainda quente debaixo de água fria causa um fenômeno de choque térmico. E o que isso significa? O objeto quente esfria de forma rápida.

lavagem das panelas de inox, de ferro fundido ou antiaderentes são projetadas para suportar altas temperaturas, mas não estão preparadas para uma variação tão abrupta de temperatura.

O choque térmico pode causar deformação no material, afetando a sua forma e distribuição de calor. Isso explica por que a sua frigideira fica torta quando colocada na boca do fogão, pendendo para um dos lados.

Isso dificulta o cozimento uniforme dos alimentos e, além disso, essas tensões internas podem gerar trincas ou microfissuras que acabam comprometendo a estrutura da panela com o passar do tempo.

 

Choque término pode deteriorar o revestimento antiaderente

Em panelas com revestimento antiaderente, essa mudança abrupta de temperatura durante a lavagem pode causar danos mais graves. Além de afetar a estrutura, o choque térmico contribui para o desgaste do revestimento.

Superfícies antiaderentes, como é o caso do Teflon, são projetadas para suportar temperaturas moderadas. Mesmo que suportem algum calor, o contato imediato com água fria pode rachar o revestimento e fazer com que descasque mais facilmente.

Além de fazer com que a frigideira perca a propriedade antiaderente, esse processo ainda pode causar a liberação de produtos químicos tóxicos durante o aquecimento.

Portanto, se deseja preservar as panelas por mais tempo e evitar possíveis danos à sua saúde, prefira lavar as panelas corretamente quando as temperaturas estiverem amenas e evite o choque térmico.

Fonte: Tudo Gostoso
Foto: Shutterstock