terça-feira | 08.04 | 8:26 AM

Bando de Teatro Olodum abre inscrições para oficinas gratuitas em celebração aos 35 anos de história

Com aulas de teatro, dança, música e formação técnica, o Projeto Erê promove arte, memória e resistência em comunidades periféricas de Salvador

0Comentário(s)

O Bando de Teatro Olodum completa 35 anos e, para celebrar sua trajetória na valorização da arte negra, abre inscrições gratuitas para as Oficinas de Performance Negra, dentro do Projeto Erê. Voltadas para jovens e adultos a partir de 18 anos, as oficinas não exigem experiência prévia em artes cênicas e acontecerão entre 23 de abril e 28 de julho, em três núcleos culturais de Salvador: Plataforma, Uruguai e Barris.

Mais do que aulas de teatro, o projeto oferece uma imersão na identidade negra através de múltiplas linguagens: dança, música, memória, ancestralidade e letramento racial. Nesta edição, a formação também ganha um viés técnico-profissionalizante, com cursos de iluminação, sonorização, produção cultural e audiovisual. A proposta é fortalecer o protagonismo negro nas artes e democratizar o acesso à formação cultural em territórios periféricos.

As inscrições vão de 7 a 17 de abril, por meio de um formulário disponível no perfil oficial do grupo no Instagram (@bandodeteatroolodum). Ao final do processo formativo, os participantes apresentarão Mostras Cênicas, revelando os novos talentos despertados ao longo das oficinas.

“Compartilhamos nas oficinas os aprendizados que acumulamos nesses 35 anos de cena. Muitos artistas negros que hoje atuam nacionalmente começaram aqui. A Performance Negra do Bando é uma ferramenta potente de transformação e resistência”, afirma Cássia Valle, atriz e diretora do grupo.

O Projeto Erê também incluirá o Oro Dudu – Falas Pretas, espaço de diálogo sobre negritude, além de ações inclusivas, como acessibilidade nas apresentações e ingressos gratuitos para pessoas com deficiência, estudantes da rede pública e grupos sociais.

Espetáculo “Erê” estreia em 2025

O ponto alto da programação será a temporada especial do espetáculo Erê, com estreia marcada para setembro de 2025, no Teatro Gregório de Mattos. Com concepção de Lázaro Ramos, direção de Zebrinha e dramaturgia de Daniel Arcades, a montagem é uma reinvenção da peça “Erê pra toda vida/Xirê”, apresentada pelo grupo em 1996. A nova versão atualiza o manifesto artístico contra o genocídio de crianças negras, em um tributo à vida, resistência e ancestralidade.

“Mais do que uma comemoração, esse projeto é um grito que reafirma o compromisso do Bando com a arte negra e sua potência transformadora”, resume o ator e produtor Fabio Santana.

Serviço:

Oficinas de Performance Negra – Projeto Erê
Núcleos: Plataforma, Uruguai e Barris (Salvador-BA)
Inscrições gratuitas: 07 a 17/04, via formulário online no Instagram do grupo: @bandodeteatroolodum
👥 Para pessoas com 18 anos ou mais, que nunca participaram das oficinas