quarta-feira | 16.10 | 5:14 AM

Bahia consolida liderança no turismo nacional com recordes

Bahia consolida liderança no turismo nacional com recordes
0Comentário(s)

Redação

Em 2024, a Bahia se consolidou como uma das principais potências do turismo no Brasil, com um crescimento notável nas atividades turísticas e um aumento significativo no fluxo de visitantes.

Segundo dados do IBGE, no primeiro semestre deste ano, o volume das atividades turísticas no estado cresceu 9,1% em comparação ao mesmo período do ano anterior, superando a média nacional de 1,3%. Esse desempenho coloca a Bahia no topo do ranking entre os estados brasileiros, seguida por Minas Gerais e Santa Catarina, com 9,0% e 6,1%, respectivamente.

O estado recebeu 4,8 milhões de viagens nacionais, um acréscimo de 325 mil em relação a 2023. Além disso, a receita com Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) das Atividades Características do Turismo alcançou R$ 2,4 bilhões.

Nos últimos três anos, a Bahia acumulou um impressionante crescimento de 102,6% no volume das atividades turísticas, superando a média nacional de 70%. O setor também contribuiu para a geração de empregos, com mais de 550 novas vagas formais no primeiro semestre, e uma taxa média de ocupação em hotéis de Salvador de 62,9%.

Bahia de todos os encantos

De João Pessoa, Emanuely Lima acrescentou. “Escolhi a Bahia por suas belezas naturais e pela história rica. Cada lugar que visito me impressiona mais, definitivamente pretendo voltar. A rica herança histórica, visível em locais como o Pelourinho e o Mercado Modelo, oferece aos visitantes uma imersão na cultura local, são experiências que ficam marcadas na memória de quem as vivencia”.

O projeto “Brasil Voando”, idealizado pelo Ministério do Turismo em colaboração com o Ministério de Portos e Aeroportos e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), visa estimular as viagens pelo Brasil, democratizando o acesso à aviação civil. A iniciativa não apenas busca aumentar o número de rotas, mas também tornar os voos mais acessíveis e menos custosos.

As companhias aéreas estão adesivando suas aeronaves com elementos icônicos da cultura baiana, como a capoeira e o acarajé, promovendo a identidade do estado. Essa abordagem não só reforça o turismo local, mas também transforma a Bahia em um ponto estratégico no mapa das viagens nacionais.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA