domingo | 08.09 | 1:44 AM

Antigo mosaico romano é achado no fundo do mar perto de Nápoles

Fenômeno geológico acabou levando estrutura para debaixo d’água

0Comentário(s)

Um mosaico do chão de uma antiga vila romana foi descoberto no fundo do mar perto de Nápoles, na Itália.

Agora debaixo d’água, o piso de mármore teria sido originalmente localizado no “protiro”, ou varanda decorada, de uma residência com vista para o mar, segundo um post no Facebook do Parque Arqueológico de Campi Flegrei, que faz parte do Ministério da Cultura italiano, publicado na terça-feira (23).

Construído na antiga cidade termal de Baiae, que foi popular durante o final do Império Romano e lar de residências de propriedade de Júlio César e do imperador Nero, a moradia faz parte de uma área de terra que ficou submersa como resultado de um fenômeno geológico chamado bradisismo, durante o qual o solo se eleva ou, como neste caso, cai devido à pressão sob a superfície.

Pesquisas preliminares mostram que o piso é feito em grande parte de peças de mármore de forma irregular reutilizado, uma técnica que era comum a partir do século 3 ao 5 DC, de acordo com o parque.

O mármore também está quebrado porque as paredes da sala, que tinham mais de 10 metros de altura, desabaram no chão, acrescentou.