quinta-feira | 14.11 | 7:42 PM

Agente comunitária de saúde de Salvador é protagonista em documentário nacional sobre a profissão

As gravações foram iniciadas na terça-feira (12), em Nova Brasília de Valéria

0Comentário(s)

Atuante na Unidade de Saúde da Família Recanto da Lagoa I desde o ano de 2005, a agente comunitária de saúde (ACS) Rosinaide Leal, de 48 anos, foi selecionada pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) para representar Salvador no Documentário Nacional sobre os Agentes Comunitários do Brasil. As gravações foram iniciadas na terça-feira (12), em Nova Brasília de Valéria, bairro onde Rosi, como é carinhosamente chamada, reside e trabalha.

Casada e mãe de dois filhos, a profissional relata que encontra na profissão não só uma forma de sustento para sua família, mas também a realização profissional e pessoal. “Quando fui escolhida para fazer a gravação fiquei do documentário fiquei muito surpresa e feliz. É muito gratificante representar a minha categoria e mostrar, em rede nacional, como é o nosso trabalho e o nosso dia a dia. Eu sou apaixonada pela minha profissão e amo fazer o que eu faço e estou muito orgulhosa e feliz em poder mostrar isso para todos”, disse.

Rosi conta ainda um pouco da sua rotina como agente comunitária de saúde, bem como os desafios e benefícios da sua profissão, que se cruzam ainda com as demandas da vida pessoal. Para equilibrar ambos, Rosi mantém o foco no amor ao trabalho e aos pacientes.

“Primeiro quero falar do quanto eu gosto de trabalhar nessa unidade, aqui a gente trabalha com o foco em atender bem o cidadão e prestar todo o amparo necessário. Ser agente comunitária têm seus desafios, mas é um trabalho recompensador, somos um elo entre o paciente e a unidade de saúde. De tudo que eu faço eu amo as visitas domiciliares, pois cada uma é um desafio, uma história diferente, e ver a evolução de cada paciente, ver eles amparados e cuidados através do nosso trabalho não tem preço”, falou a agente.

Inspiração – O Projeto Casa acontece em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), o Instituto de Pesquisa e Apoio ao Desenvolvimento Social (Ipads), e o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), visando fortalecer a educação permanente e os vínculos dos agentes comunitários de saúde através de histórias inspiradoras, criando um espaço de conexão para estes profissionais em todo o território nacional. A iniciativa conta ainda com o patrocínio da Fundação Johnson & Johnson.

O documentário será lançado no início do segundo semestre de 2025. As gravações em Salvador têm duração de três dias, onde são explorados aspectos como o dia a dia dos profissionais nas unidades de saúde, bem como no exercício da função nas comunidades e no atendimento domiciliar.

Missão e aperfeiçoamento – Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) são o elo fundamental entre as comunidades e as Unidades de Saúde da Família (USF), atuando para garantir o acesso à saúde. De acordo com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), eles desenvolvem ações que buscam a promoção da saúde e a prevenção de doenças, com foco na educação popular e no acompanhamento das famílias.

Seu trabalho vai além do acompanhamento, pois, por meio das visitas domiciliares, constroem vínculos com a comunidade e compreendem suas necessidades. Essa visão detalhada da realidade local, garante que a assistência à saúde chegue de forma integral e igualitária, conforme previsto na Lei Ruth Brilhante, que reconhece e valoriza a atuação essencial desses profissionais.

Salvador conta hoje com cerca de 1,4 mil agentes comunitários, distribuídos em Unidades de Saúde da Família. Para valorizar e qualificar ainda mais esses profissionais, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promove capacitações regulares para aprimoramento das práticas de saúde e no desenvolvimento de novas habilidades.

Além disso, as capacitações promovidas pela SMS abordam temas envolvendo doenças crônicas, como diabetes e hipertensão, saúde mental, promoção da saúde da mulher, com foco no planejamento familiar e na prevenção do câncer de mama e colo de útero, e saúde da criança, dentre outros. Através do programa Saúde com Agente, do Ministério da Saúde, os ACS de Salvador têm acesso a cursos técnicos com certificação, ampliando as possibilidades de atuação e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.