Bruna Bitencourt
Salvador será palco da 21ª Parada LGBT da Bahia, um evento que promete reunir cerca de 500 mil pessoas no circuito Barra/Ondina no próximo domingo (8). Com o tema “Orgulho Jovem”, a parada deste ano marca uma mudança significativa em seu percurso, agora seguindo o trajeto do carnaval de Salvador, do Farol da Barra até Ondina.
A programação começa às 12h no Palco da Diversidade, localizado no Farol da Barra, com uma série de performances artísticas e atrações musicais. Entre os destaques estão a ginasta Elisa Estrela e artistas transformistas como Duda Baroni e Ferah Sunshine. A abertura oficial do cortejo dos trios elétricos está marcada para as 15h, com concentração a partir das 13h, sob o comando de Bagageryer Spielberg.
O evento, organizado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), tem como objetivo promover a inclusão e a visibilidade da comunidade LGBTQIA+. “A alteração do percurso atendeu a um pedido da juventude do movimento, visando proporcionar mais conforto e atrair mais turistas”, afirma Marcelo Cerqueira, presidente do GGB.
Em entrevista ao Lapa News, o fundador do GGB, Luiz Mott, falou sobre a importância da Parada LGBT+. “É o momento que a sociedade deve refletir. Gays são cidadãos e devem ser tratados com respeito, direitos iguais, nem menos nem mais.”
As madrinhas desta edição são as ativistas Symmy Larrat, Petra Perón, Tifanny Conceição e Léo Kret, que reforçam o compromisso com a diversidade e a igualdade de direitos. A parada encerra a Semana da Diversidade Cultural de Salvador, que contou com diversas atividades voltadas para a promoção do respeito e da inclusão.
Com uma bandeira LGBT+ de 60 metros erguida pela comunidade, o evento promete ser um marco na luta contra o preconceito e na celebração da diversidade.
FOTO: Reprodução