Pela primeira vez, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira (20), será feriado nacional e a população vai poder celebrar a data em Salvador com o especial “Luedji canta Sade”, no boêmio Largo da Mariquita, no Rio Vermelho. Aberta ao público, a homenagem à cantora nigeriana Sade Adu começará às 20h.
Recentemente, Luedji recebeu dois discos de ouro da Associação Brasileira de Música Independente (ABMI) pelos singles Banho de Folha – Maz Remix e Um Corpo no Mundo. A premiação ocorreu devido ao desempenho das canções nas plataformas digitais.
Na quarta, a cantora vai interpretar canções de Sade que marcaram gerações com uma mistura de soul, jazz e R&B, a exemplo de Smooth Operator, No Ordinary Love e By Your Side.
“É sempre especial retornar a Salvador, ainda mais em um evento que celebra a cultura afro-brasileira e com um show que criamos especialmente para celebrar Sade, que é referência para mim e uma beleza da música negra mundial. Salvador é a essência da nossa identidade e, para mim, é uma oportunidade de me reconectar com as minhas raízes e de levar ao público a força e a beleza da nossa cultura”, contou a cantora e compositora baiana, que atualmente mora em São Paulo.
O espetáculo faz parte do Novembro Salvador Capital Afro, calendário com atividades planejadas e apoiadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), dedicadas à celebração e valorização da cultura afrodiaspórica da cidade. Na sequência, outros shows promovem a valorização de artistas negros baianos e são opções de entretenimento e lazer na cidade.
Programação – Nesta terça (19), às 19h, o público vai poder conferir a Varanda Cultural do Olodum. Na ocasião, o Olodum apresentará uma sinopse do Carnaval 2025, intitulado “Olodùmaarè, o ser supremo – Raízes e origens”.
O show em homenagem a Zumbi e ao Dia da Consciência Negra será gratuito na Casa do Olodum, no Pelourinho.
A Escadaria do Passo, no Centro Histórico, será palco para diversas apresentações até o final do mês. A banda Didá abre a programação já na sexta-feira (22). No dia 23, o Samba Síbí Dúdú ocupa o Espaço Cultural da Barroquinha, em comemoração aos quatro anos do projeto.
No mesmo dia, o Ilê Aiyê abre as portas da Senzala do Barro Preto, às 20h, com um ensaio especial de 50 anos. A celebração terá início pelas ruas da Liberdade, com uma caminhada embalada pelo ritmo da Band`Aiyê, entre o Plano Inclinado da Liberdade e a Ladeira do Curuzu.
Ainda no dia 23, é possível conferir o ensaio do bloco afro Malê Debalê e a apresentação do Muzenza na Escadaria do Passo. No Sábado (24), o local recebe a banda A Mulherada, e no domingo (25), as Filhas de Gandhy.
Ainda no domingo, o Cortejo Afro se apresenta em Pirajá, enquanto na segunda (26), Gerônimo e a Banda Mont Serrat animam mais uma vez a Escadaria do Passo. Confira a programação completa no site: https://www.salvadordabahia.com/novembro.