A Sexta-feira Santa, um dos momentos mais importantes do calendário cristão, é o único dia do ano em que não são celebradas missas nas igrejas católicas. Dedicada à memória da crucificação de Jesus Cristo, a data é marcada por luto, silêncio e reflexão para os fiéis.
Em Salvador, as manifestações religiosas continuam a ser realizadas com intensidade. A partir das 15h, acontecerá a Ação Litúrgica Solene na Catedral Basílica, em memória da Paixão e Morte de Cristo. No mesmo horário, a Igreja de Nossa Senhora do Carmo realizará a mesma celebração, de onde partirá a tradicional Procissão do Senhor Morto.
A imagem do Cristo, conhecida como “Cristo do Cabra” — em referência ao artista plástico que a esculpiu — será conduzida em esquife por militares do Exército pelas ruas do Centro Histórico da capital baiana.
Ao final do percurso, em frente à Catedral, os fiéis participarão do Sermão das Sete Palavras, que será proferido por Dom Sergio. O momento encerra o segundo dia do Tríduo Pascal de maneira solene e profundamente espiritual.
*Com informações do g1.