Com o aumento de adeptos da corrida, tem crescido também a preocupação de como praticar o esporte de forma correta e sem colocar a vida em risco, como aconteceu com a corredora Danielle Oliveira de 41 anos, que morreu no sábado (15), após ser atropelada por um motorista bêbado em Campo Grande, na rodovia MS-010. A mulher se preparava para participar de uma maratona quando a tragédia ocorreu.
Responsável pela Runners Club, clube de corrida cujo objetivo é levar para os seus alunos uma melhor qualidade de vida através da assessoria esportiva, o profissional de educação física Carlos Felipe Albuquerque, conhecido popularmente como Chokito, destacou o motivo dos atletas amadores insistirem em correr em locais inapropriados. “Com o aumento significativo do número de corredores, principalmente do público feminino, os espaços voltados para a prática dessa atividade ficaram cada vez mais restritos”, iniciou Chokito.
O especialista ainda ressaltou que a falta de informação acaba fazendo com que as pessoas treinem em locais errados e chamou atenção dos órgãos públicos. “É necessário fazer campanhas de conscientização e socioeducativas para que possamos minimizar os impactos causados pelos acidentes”, salientou.
Trabalhando com corredores desde 2008, o professor deixou algumas dicas para quem deseja ter mais segurança na hora da atividade física.
Correr em locais iluminados;
·Evitar locais desertos;
·De preferência correr em lugares que tenham segurança pública.
Para a corredora Luana Saldanha, que é aluna da Runners há dois anos, a contratação de uma assessoria fez toda a diferença para a sua prática esportiva. “Correr nas ruas de Salvador pode ter seus desafios, por isso busquei uma assessoria esportiva, onde me sinto mais segura e confiante para treinar, além de contar com suporte”, disse a corredora, declarando a sua paixão pelo esporte.
Quem também escolheu a assessoria esportiva para se sentir mais segura foi a aluna Patrícia Leitão. Ela conta que por meio do acompanhamento recebe dicas importantes que ajudam em sua proteção. “Somos orientados a não correr na rua e sim no calçadão; utilizamos a camisa da assessoria como meio de identificação de que não estamos sozinhos. Nunca faço um percurso diferente do que foi indicado pelo treinador e evito correr sozinha”, concluiu a corredora que é acompanhada por Chokito há dois anos e meio.
O que é a Runners Club de Corrida?
A Runners Club de Corrida é uma assessoria esportiva idealizada por Carlos Felipe Albuquerque, o professor Chokito, em 2008 e que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas através do acompanhamento de corrida. A assessoria presta serviço na preparação de corridas de rua, Teste de Aptidão Física (TAF), emagrecimento, desempenho e alto rendimento.