domingo | 20.04 | 5:53 PM

Café mais caro? Entenda se o tarifaço de 10% nas importações brasileiras para os EUA impactam o mercado

Especialistas avaliam que tarifa pode afetar o fluxo comercial e o consumidor norte-americano.

0Comentário(s)

Nos dois primeiros meses de 2025, os Estados Unidos foram o principal destino das exportações do café brasileiro. Segundo o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), o país importou 1,2 milhão de sacas no período, gerando uma receita de US$ 423,8 milhões.

Especialistas consultados pela CNN Brasil avaliam que a nova tarifa de 10% sobre o café brasileiro, imposta pelo governo dos EUA, pode afetar o fluxo comercial e o consumidor norte-americano.

O conselheiro do Carf (Conselho de Administração de Recursos Fiscais), Laércio Ulliana, destacou que outros países concorrentes do Brasil também sofrerão taxação, muitas vezes até maior. A Colômbia enfrentará a mesma taxa de 10%, enquanto Vietnã e Indonésia terão tarifas de 46% e 32%, respectivamente.

“Talvez o cenário seja até favorável ao Brasil, pois os concorrentes terão tarifas superiores. Isso pode aumentar a competitividade do café brasileiro no mercado americano”, analisou Ulliana.

Já para Marcos Matos, diretor do Cecafé, o impacto no consumo americano gera incertezas.

“Com a inflação e o custo de vida nos EUA, o receio é que a demanda seja afetada. O Brasil está em igualdade com outros países produtores, mas qualquer aumento de preço pode desestimular o consumo”, afirmou.

A expectativa agora é sobre como o mercado americano irá reagir às novas tarifas e qual será o impacto na demanda global de café.

* Informações da CNN Brasil