Com a presença de atletas de oito estados mais o Distrito Federal, Salvador sedia, pela primeira vez, na piscina olímpica da Av. Bonocô, o Campeonato Brasileiro de Natação 2024. São 20 atletas – 12 homens e oito mulheres – com idade a partir de 14 anos que irão disputar 11 provas da modalidade das 8h às 14h de sábado, dia 14/12.
A competição é organizada e realizada pela Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte. Além da Bahia e do DF, os competidores são representantes dos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e Paraná.
Dentre os destaques, a participação do atleta Guilherme Maia, de São Paulo, campeão mundial da modalidade na categoria de surdos. A prova conta, ainda, com a presença de vários atletas que ganharam medalha no Pan Americano da modalidade, realizada na cidade gaúcha de Canoas/RS, em novembro último.
Apoio – Essa é a primeira vez que a Bahia sedia a competição nacional de natação dos surdos. No entanto, em setembro passado, com apoio do Governo do Estado, a capital baiana recebeu, no Estádio de Pituaçu, o Brasileiro de Futebol, com participação de 126 surdo atletas de seis federações na categoria masculina. Torneios nacionais de karatê, taekwondo e judô com surdoatletas já tiveram apoio da Sudesb, com realização no centro de Boxe e Artes Marciais Waldemar Santana, no Largo de Roma.
“Para nós, da Sudesb, é uma satisfação enorme receber mais essa competição. Temos trabalhado com afinco para fazer valer a inclusão das pessoas com deficiência, e o esporte tem sido uma ferramenta importante para mobilizar e promover oportunidades, revelando talentos, fortalecendo a autoestima e caminhos para a conquista da autonomia de PCDs”, diz Adelmare Júnior, coordenador do Núcleo do Paradesporto da Sudesb, ressaltando o compromisso de fomentar o esporte para a comunidade surda e proporcionar a evolução dos surtos atletas, em especial os praticantes da Bahia.
Presidente da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos, Diana Kyosen, fala da enorme expectativa que cerca todos os envolvidos na competição.
“Após o sucesso do Brasileiro de Futebol em setembro, que foi uma experiência marcante para o esporte surdo no estado, retornar à Bahia com outra modalidade intensifica a força do nosso movimento e a importância do apoio local. A expectativa é muito positiva, tanto da nossa parte quanto dos competidores, que estão bastante motivados para alcançar grandes marcas e fortalecer a natação como um dos principais esportes entre os surdos”, afirma Diana.
Ainda segundo a dirigente, o Brasileiro de Natação destaca-se como uma oportunidade para revelar talentos e fortalecer a representatividade dos surdos atletas no cenário esportivo, como para representar o Brasil na 25ª Surdolimpíadas de Verão, que acontece em Tóquio/Japão, de 15 a 26 de novembro de 2025.