terça-feira | 26.11 | 12:43 PM

Depende do Leão? Veja as contas do Vitória por futuro na Série A

Conta para saber até onde Rubro-Negro pode chegar tem detalhe que chama a atenção

0Comentário(s)
Dado o desempenho abaixo da média que o Vitória teve no primeiro turno do Campeonato Brasileiro, no qual fez apenas 15 pontos, é possível que naquela época nem o mais otimista torcedor rubro-negro imaginasse que agora, faltando apenas mais três rodadas para o fim da competição, o Leão estivesse tão tranquilo no que se refere à fuga do rebaixamento.À essa altura do torneio, quem faz as contas para saber até onde o Rubro-Negro ainda pode chegar neste ano não coloca na equação outros times. Segundo cálculos do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o clube baiano só depende dele para de uma vez por todas eliminar toda e qualquer chance de queda e alcançar um feito que deixaria toda a sua torcida em extrema satisfação ao pensar no que foi a temporada de 2024 para o Colossal: a vaga na próxima Copa Sul-Americana.O Vitória está na 12ª colocação do Brasileirão hoje, com 42 pontos conquistados – três a menos do que a marca mágica dos 45. Em um cenário improvável em que a equipe não pontue em nenhum dos jogos que lhe restam (contra Fortaleza, Grêmio e Flamengo, respectivamente), o risco de o clube cair ainda é grande, de acordo com a UFMG; talvez só por isso ainda tenha torcedor que não está em estado de total tranquilidade.

No entanto, não deve ser difícil para o sétimo melhor clube do returno da Série A conseguir, pelo menos, mais um ou dois pontos até o fim do torneio – marca essa que praticamente eliminaria as chances de o time ficar entre os quatro últimos (aqueles que caem). Caso o Leão vença mais uma partida e empate outra, aumenta consideravelmente a probabilidade de estar na ‘Sula’ de 2025 – hoje há 65% de chances para o Colossal.

A chance de jogar o torneio internacional beira os 100% se o Vitória fizer de cinco a sete pontos nos jogos que restam, coisa que pode acontecer porque os comandados de Thiago Carpini vêm embalados, quase conseguiram um triunfo fora de casa contra o então líder, Botafogo, e ainda terão o apoio da sua torcida em dois do três últimos embates.

Além disso, na rodada final, mesmo com seu adversário, sendo o poderoso Flamengo, no Maracanã, o time carioca já deverá estar com o modo férias ativado. Campeão da Copa do Brasil, o Mengão tem vaga na fase de grupos da próxima Copa Libertadores garantida e não parece ter mais ambição no Brasileiro, distante do Palmeiras. Portanto, deve só cumprir tabela quando enfrentar o Colossal, em dezembro.

O mais otimista torcedor pode até estar imaginando o Vitória vencendo todos os jogos que restam. Para esses, o levantamento da UFMG mostra que um feito ainda maior e inédito pode, sim, ser alcançado: a vaga na Pré-Libertadores. As chances com esses nove pontos são reais: 24,6%, que podem aumentar caso o Botafogo vença o Atlético-MG no sábado, na final da atual edição da competição continental, pois abriria-se o G-8.

Os caminhos possíveis para o campeão baiano estão postos. Se o clube continuar com o aproveitamento da segunda parte do campeonato (56,3%), não haverá nenhuma surpresa negativa para a torcida vermelha e preta.

 

De fora?
O meia Matheusinho, um dos principais nomes do Leão, teve confirmada uma luxação no joelho direito, segundo informação do jornalista Léo Santiago. O atleta virou dúvida para o duelo contra o Fortaleza, no próximo domingo, na Toca. O elenco do Colossal folgou ontem, mas volta aos trabalhos hoje, focando justamente nessa partida.

 

Fonte: A Tarde

Foto: Uendel Galter/Ag. A TARDE