O Brasil deslanchou no segundo tempo, venceu o Chile por 3 a 0 e, depois de ver a Argentina tropeçar no último jogo da competição neste domingo (16), pôde celebrar. Os garotos vão voltar da Venezuela com o título do Campeonato Sul-Americano Sub-20 da CONMEBOL.
A Seleção terminou o hexagonal final com 13 pontos e saldo de sete gols. A Argentina precisava vencer o Paraguai por quatro gols de diferença, mas acabou perdendo por 3 a 2 para a Albirroja por quatro gols de diferença para desbancar seu arquirrival. Tanto Brasil, como Argentina e Paraguai se classificaram para a Copa do Mundo Sub-20 da FIFA Chile 2025™ para se juntar aos anfitriões. A Colômbia também vai para o Mundial.
No caso brasileiro, a conquista do título parece incrível, considerando que a equipe de Ramon Menezes estreou na competição perdendo por 6 a 0 justamente para sua arquirrival Albiceleste. Com um desempenho irregular, eles ao menos conseguiram a classificação para a fase decisiva com dois triunfos e dois reveses. No hexagonal, já foram quatro triunfos e um empate (sem gols, em jogo tenso) no reencontro com os jovens argentinos.
Contra o Chile, após um primeiro tempo de poucas chances, morno, a Seleção manteve a cabeça no lugar, a despeito da pressão pela necessidade da busca pelo resultado. O primeiro gol contra os chilenos foi marcado apenas aos 28 minutos do segundo tempo, com o centroavante Deivid Washington recebendo assistência de Pedrinho. Foi o terceiro gol do atacante do Chelsea — e revelado pelo Santos — neste torneio.
Pedrinho foi, mais uma vez, a figura decisiva para a equipe de Ramon Menezes. Exibindo sua habilidade e velocidade, ele arrancou com a bola pela ponta esquerda, invadiu a área e ampliou o placar aos 41 da segunda etapa, quando os chilenos já jogavam com um homem a menos.
Depois, o meia-atacante do Zenit St. Petersburg e cria do Corinthians deu mais uma assistência, cobrando escanteio na medida para Ricardo Mathias ganhar no alto e cabecear para definir o 3 a 0.
Fonte: FIFA