Goleadas, viradas, títulos, provocações, uma partida que nunca acabou e outra que sequer aconteceu. Tudo isso faz parte da história do Ba-Vi, clássico de jogos inesquecíveis que chega ao número 500 neste sábado.
Tudo começou em 1932. Naquele primeiro clássico, o Tricolor levou a melhor ao vencer por 3 a 0, e desde então leva vantagem no retrospecto diante do maior rival. No gráfico abaixo é possível acompanhar a evolução dos 499 Ba-Vis disputados até agora.
DESTAQUES
Quando Bahia e Vitória dividem um campo de futebol, a partida é chamada de Ba-Vi, mas também poderia se chamar de “clássico dos gols”. São 1.269 bolas na rede ao longo das 499 partidas disputadas. A média de 2,5 gols por jogo começou com Raúl, em 1932, e foi alcançada com ajuda de goleadas e alguns artilheiros ao longo dos anos.
OS MAIORES BA-VIS
1. Bahia 5 x 6 Vitória, 22/042007 (Campeonato Baiano)
2. Bahia 1 x 1 Vitória, 07/08/1994 (final do Campeonato Baiano)
3. Bahia 3 x 3 Vitória, 13/05/2012 (final do Campeonato Baiano)
3. Bahia 1 x 5 Vitória, 07/04/2013 (reinauguração da Arena Fonte Nova)
OS ESTÁDIOS
A história do Ba-Vi começa a ser contada no Estádio Arthur Morais, mais conhecido como Campo da Graça. Desde então, Bahia e Vitória já mediram forças em outros seis palcos. A Fonte Nova, que virou Arena em 2013, segue como a principal casa do clássico, que além de Barradão e Pituaçu, também foi disputado em outros três estádios fora de Salvador: Mário Pessoa (Ilhéus), Joia da Princesa (Feira de Santana) e Edgar Santos (Simões Filho).
AS COMPETIÇÕES
Os 499 jogos entre Bahia e Vitória foram disputados entre amistosos, torneios extintos e cinco competições oficiais que seguem no calendário do futebol brasileiro. O clássico é o único a decidir uma final de Copa do Nordeste, cenário que já aconteceu três vezes. Mas, do luxo ao lixo, também já foi disputado na Terceira Divisão. Na época, o fundo do poço do esporte no Brasil, já que a Série D ainda não existia.
Fonte: Ge
Foto: The Sporting News