Um pôr do sol de cores vivas, o mar da Bahia e o icônico Farol da Barra. Foi neste cenário que Daniela Mercury celebrou 25 anos do Pôr do Som, projeto idealizado pela artista que, desde 2000, é realizado no primeiro dia do ano em Salvador. Com apoio do Governo da Bahia, a artista voltou a realizar o projeto no ponto turístico da cidade após 11 anos.
“Antiguidade é posto”, disparou Daniela logo no início do show. “O Pôr do Som estava proibido, mas nós conseguimos. Uma festa de 25 anos que a gente faz de graça para a cidade. Esse é o maior pôr do sol de todos os tempos”, afirmou a cantora em outro momento da apresentação.
Como prometido, a edição do Pôr do Som de 2025 foi histórica: Daniela transformou o evento em festival com cerca de cinco horas de música, homenageando os 40 anos do Axé Music, gênero musical em que ela é considerada a rainha. A artista iniciou sua apresentação cantando É d’Oxum, música de Gerônimo, de uma super passarela que ligava o palco até próximo ao Farol da Barra. A estrutura foi uma forma de aproximar a artista do público e colocar o monumento no centro do espetáculo.
O repertório contou com os maiores sucessos de Daniela e, consequentemente, músicas emblemáticas do Carnaval da Bahia e do Axé Music. “Canto da Cidade” e “Swing da Cor” foram algumas das canções cantadas logo no início do show. “São 40 anos de axé. A gente homenageia os artistas e o povo desta terra”, disse a artista.
Participações especiais
Mais de 10 convidados especiais também marcaram o Pôr do Som 2025 e ajudaram a cantar e contar a história de quatro décadas do Axé Music. “Eu já sei que eu sou uma artista que já sou parte dessa terra. Quando tem vários aqui comigo tudo fica extremamente mais importante. Essa possibilidade, esse lugar, essa história que criamos, porque a gente se conecta com toda essa linha evolutiva da música vocal brasileira, porque a Bahia é uma terra sagrada”, ressaltou Daniela em coletiva de imprensa antes do show, que contou com abertura de Gabriel Mercury.
A Banda Didá – grupo feminino de percussão criado por Neguinho do Samba – foi a primeira a dividir o palco com Daniela. Em seguida, foi a vez de Marcia Freire, que ficou conhecida nacionalmente quando iniciou no Cheiro de Amor. Juntas, Daniela e Márcia cantaram o clássico “Que Arerê”.
A Banda Mel, atualmente liderada por Márcia Short e Robson Moraes, foi a terceira participação a subir no palco, cantando canções como “Crença e Fé” e “Baianidade Nagô”. Rachel Reis também cantou com a rainha do Carnaval. Juntas, elas apresentaram “Meu corpo treme” – novidade para o verão das artistas – e “Topo do Mundo” – canção escrita por Jau e que ficou conhecida na voz de Daniela.
Pierre Onassis foi a quinta participação no show. Logo em seguida, Marcio Victor dividiu o palco com Daniela. Ele foi uma das atrações surpresas e cantou “Firme Forte” e “Toda Boa”, que já foi eleita música do Carnaval de Salvador em 2008.
Carlinhos Brown foi uma das participações especiais mais aguardadas da noite. O artista cantou três músicas com Daniela, que falou da importância do Cacique para o Axé Music como percussionista, compositor e cantos. Juntos, eles embalaram e emocionaram o público com “Meia Lua Inteira”, Muito Obrigado Axé” e “Selva Branca” – estas duas últimas compostas por Brown e gravadas por Ivete Sangalo e Bell Marques, consecutivamente.
Com Brown ainda no palco, Daniela recebeu Margareth Menezes. Juntos, eles cantaram “Alegria da Cidade”. Em seguida, a ministra da Cultura continuou com a anfitriã da festa. Elas cantaram canções como “Avisa Lá” e “Oyá por Nós”.
Desde sua criação, o Pôr do Som reuniu grandes artistas em parcerias memoráveis. Já subiram ao palco ao lado de Daniela nomes como Zélia Duncan, Ivete Sangalo, Chico César, Gabriel O Pensador, Ana Carolina, Fernanda Abreu, Jair Rodrigues e o Balé Folclórico da Bahia.
Confira postagem no Instagram:
Fonte: Alô Alô Bahia
Foto: Jefferson Peixoto / Alô Alô Bahia