Após o período de quase dois meses de férias de final de ano, quase 132 mil alunos retornaram às aulas na rede municipal de ensino de Salvador, nesta quarta-feira (5). Ao todo, 415 instituições, incluindo creches, pré-escola, Ensino Fundamental I e II e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) I e II reuniram os estudantes para o início do ano letivo 2025. Os alunos participam de aulas inaugurais e receberam as boas-vindas das equipes pedagógicas. As instituições também deram início ao cronograma de entrega de uniformes, mochilas, tênis e material didático.
Os mais de mil alunos do Ensino Fundamental I e II da Escola Municipal Alfredo Amorim, no Largo do Papagaio, na Ribeira, foram recebidos com festa. Ao som da banda da Guarda Civil Municipal (GCM), os estudantes foram recepcionados pelos educadores e direcionados às salas de aula. Para a vice-diretora da escola, Nira Mendes, o primeiro dia de volta as aulas é sempre um momento de celebração.
Segundo ela, os alunos sempre festejam quando descobrem que vão permanecer nas turmas dos colegas do ano anterior. “Eles ficam felizes com o reencontro e comemoram quando descobrem que os colegas do ano passado serão colegas novamente. É sempre uma festa, um momento de interação importante para marcar o início do ano letivo”, afirma.
Entre as crianças e adolescentes que já estudavam na escola o clima foi de reencontro. Para os novatos, o primeiro dia reservou descobertas. Aluna do turno vespertino em 2024, a estudante do 9º ano, Rauana Aragão, 13 anos, está em uma nova turma este ano. “Não vou encontrar todos os meus amigos porque agora estou pela manhã. Mas isso não é problema, já que conheço todos os funcionários e professores. Logo, farei novos amigos”, comentou a garota.
Animada com o primeiro dia de aula, a adolescente recebeu um kit de material didático contendo dois cadernos de 12 matérias, marcador de texto, lápis, canetas, borracha e mochila. No cronograma da instituição, a entrega se estenderá até a sexta-feira (7) para os responsáveis dos alunos da 1º, 2º e 6º ano. A partir da próxima segunda-feira (10), o fardamento e os kits serão disponilizados para as demais séries e entregues diretamente aos alunos.
Convivência – Ex-aluno da escola, o coordenador da Patrulha Escolar e membro da Banda da Guarda Civil Municipal (GCM), Ubirajara Azevedo, comentou sobre alegria de voltar a instituição onde estudou. “É uma emoção estar aqui neste espaço que fui aluno, principalmente para trazer música e animar os estudantes no primeiro dia de aula”, afirmou.
Na opinião da vice-diretora da escola, Nira Mendes, começar o ano com programação musical é um forte incentivo à cultura e às artes no processo pedagógico. “A escola é esse espaço de construir relações saudáveis. Como bem diz o poema de Paulo Freire, é esse lugar de fazer amigos. A gente sempre pensa em mecanismos para criar um ambiente de boa convivência, por isso a importância desse acolhimento com música, com mensagens de carrinho, para que eles entendam a rotina e o nosso ano seja mais tranquilo, sempre estabelecendo uma relação de confiança entre os pais e a escola”, sinalizou a educadora.