A Bahia será um dos estados beneficiados com um dos dois aparelhos de braquiterapia adquiridos pelo Ministério da Saúde para fortalecer o tratamento contra o câncer no Sistema Único de Saúde (SUS). O anúncio foi feito na última sexta-feira (11) pelo ministro Alexandre Padilha, como parte das ações do Plano de Expansão da Radioterapia (PER-SUS).
Além do equipamento que será destinado à Bahia, especificamente para Vitória da Conquista, o Ministério também adquiriu cinco novos aceleradores lineares, para ampliar a oferta de radioterapia em todo o país e reduzir o tempo de espera para início do tratamento.
“Com a chegada dos novos aceleradores lineares e aparelhos de braquiterapia, nossa expectativa é ampliar a cobertura e reduzir o tempo de espera para o tratamento oncológico no SUS. Isso significa salvar mais vidas”, destacou o ministro.
Segundo Padilha, os equipamentos deverão funcionar em três turnos em algumas unidades, o que permitirá atender mais pacientes em menos tempo.
Além da Bahia, os estados de Rio de Janeiro, Pernambuco, Mato Grosso, Paraná, São Paulo e Amapá também serão contemplados com as novas tecnologias. Os aparelhos ficarão armazenados inicialmente em Guarulhos (SP) e a previsão é de que comecem a operar no segundo semestre de 2025, conforme a conclusão das obras de instalação nas unidades de saúde.
O investimento total ultrapassa R$ 90 milhões, incluindo custos com obras de infraestrutura, aquisição de equipamentos, elaboração de projetos e fiscalização.
Padilha também destacou que o Governo Federal está investindo na formação de profissionais especializados para atuarem no atendimento oncológico. “Sem esses profissionais, não conseguimos consolidar a rede de atendimento em cada canto do país. A estrutura é fundamental, mas o cuidado especializado é o que garante um tratamento digno e no tempo certo”, afirmou.
A previsão da pasta é entregar, ainda em 2025, 35 novos aceleradores lineares para reforçar a capacidade de atendimento da rede pública.