De acordo com a ONA, a acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, “por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde”. Para ser acreditada, a organização precisa “comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente”.
“Essa certificação é mais uma demonstração do cuidado do Governo do Estado com a saúde da população. Ela reforça a qualidade da estrutura do Hospital Ana Nery e de seus profissionais”, avalia a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
De acordo com Luiz Carlos Passos, diretor geral da unidade, a chancela da ONA ratifica a assistência de excelência prestada pelo HAN, dentro dos conceitos contemporâneos de processos de trabalho sistematizados, relacionados ao cuidado e à segurança do paciente. “Todo o empenho da equipe do hospital para alcançar a certificação e dar continuidade à busca pela melhoria contínua dos nossos serviços traduzem o compromisso que o Hospital Ana Nery tem com os usuários do Sistema Único de Saúde”, destaca.
Gerido em parceria entre a Sesab e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), através da FAPEX, o HAN é um hospital geral de grande porte, com assistência terciária, que realiza atendimento em regime de internação hospitalar, por demanda espontânea e referenciada para todo o estado da Bahia, nas especialidades de Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cardiologia Clínica e Cirúrgica (adulto e pediátrica), Cirurgia Vascular (adulto), Nefrologia, Transplante Renal e Cuidados Intensivos.
Em 2023 e 2024, o Hospital Ana Nery foi também reconhecido por ter suas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) cardiológicas entre as melhores do país, recebendo o selo UTI Top Performer, concedido pela Epimed Solutions e pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Ele é o único hospital 100% SUS do Nordeste a ter essa certificação.
Referência também em cirurgias de transplantes, o HAN é o único hospital da Bahia a realizar transplantes cardíacos e o único do Nordeste a fazer intervenções renais pediátricas, além de ser um dos maiores do país em volume de cirurgias de transplantes renais.
Fonte: Alô Alô Bahia
Foto: Leonardo Rattes/Ascom Sesab