O ator Eric Dane, de 52 anos, conhecido por interpretar o galã Mark Sloan (o McSteamy) em Grey’s Anatomy e o problemático Cal Jacobs em Euphoria, revelou nesta quinta-feira (10) que foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença neurodegenerativa rara e progressiva.
A declaração foi feita com exclusividade à revista People.
“Fui diagnosticado com ELA. Sou grato por ter minha amorosa família ao meu lado enquanto enfrentamos este próximo capítulo”, disse o ator, que é casado com a também atriz Rebecca Gayheart, com quem tem duas filhas, Billie Beatrice, de 15 anos, e Georgia Geraldine, de 13.
Apesar do diagnóstico, Dane afirmou que se sente “sortudo” por ainda poder trabalhar e confirmou seu retorno às gravações de Euphoria na próxima semana.
“Peço gentilmente que vocês deem privacidade a mim e à minha família durante esse período”, completou.
A ELA é uma doença que afeta o sistema nervoso central, provocando a degeneração dos neurônios motores — o que pode levar à perda progressiva dos movimentos e funções vitais, como a fala e a respiração. É a mesma condição enfrentada por Stephen Hawking, um dos físicos mais célebres do mundo, que conviveu com a doença por décadas.