Na tarde desta quarta-feira (5), o forro do teto da Igreja de São Francisco, uma das mais conhecidas de Salvador e popularmente chamada de “Igreja do Ouro”, desabou, levando uma vítima a óbito e ao menos cinco pessoas feridas. Situado no Pelourinho, o local é um dos mais visitados da capital baiana e integra a lista das Sete Maravilhas de Origem Portuguesas no mundo.
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão no local prestando socorro às vítimas, enquanto o Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para perícia.
O Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga a morte da turista Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos, que era natural de Ribeirão Preto (SP), estava visitando a Igreja de São Francisco, situada no Largo do Cruzeiro de São Francisco, quando o teto da basílica desabou.
Três viaturas dos bombeiros seguem no local realizando buscas e avaliando os riscos estruturais da igreja. A corporação alerta que há possibilidade de novos desabamentos na estrutura do forro. A área está isolada para evitar novos incidentes.
A Igreja de São Francisco, foi fundada no início do século 18, é um dos maiores símbolos do patrimônio histórico e religioso da capital baiana, conhecida por sua exuberante decoração em ouro. A equipe do Lapa News entrou em contato com a Arquidiocese da Bahia, responsável pela administração do templo, mas até a publicação desta matéria, ainda não se pronunciou sobre o incidente.
*em atualização