Em comemoração aos 36 anos de atuação no campo da cultura, a Biblioteca Anísio Teixeira (BAT) recebe nova sede e investimentos para restauro. Desde janeiro de 2020 a unidade da Fundação Pedro Calmon (FPC/Escolta), foi contemplada com investimento para restauro de R$ 7,5 milhões, oriundos do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDDD) do Ministério da Justiça.
Sob a coordenação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a reforma prevê a implantação de sistema de climatização, acessibilidade, instalações elétricas e hidráulicas, de combate a incêndio, construção de novas edificações e áreas técnicas e administrativas.
As obras da nova sede da unidade contam com sala de exposição temporária, setor de empréstimo e periódicos, videoteca, salas multiusos, sala de estudos individuais, setor de estudo, pesquisa e referência, setor infantil e auditório. Segundo Laura Galvão, diretora da unidade, “A nova BAT apresenta-se moderna, com um novo conceito, e com a proposta de tornar-se um equipamento cultural de referência no centro de Salvador através de serviços prestados à comunidade local”.
A BAT possui cerca de treze mil obras em seu acervo. A unidade é referência no atendimento aos surdos, com atividades especiais voltadas para este público. Para Laura, os 36 anos de atuação da biblioteca marcam importantes transformações históricas, culturais e econômicas. “Estamos nos reinventando com a nova proposta de biblioteca, em um formato novo e moderno de atendimento, trazendo ações culturais no formato on-line e presencial”, conclui.
Fonte: Fundação Pedro Calmon
Foto: ASCOM/FPC