O espetáculo “Mukunã: do fio à raiz” estará de volta em curta temporada no Teatro Gregório de Mattos entre os dias 02 e 10 de maio, aos finais de semana. O espetáculo é o primeiro solo da atriz Vika Mennezes, que também dirige a obra, já tendo atuado em 13 espetáculos teatrais e 11 obras audiovisuais. Os ingressos serão vendidos apenas no local, antes das apresentações.
Em Mukunã, a também arte-educadora, pesquisadora, e gestora cultural, traz à cena sua vivência pessoal no enfrentamento ao racismo, em especial, a partir de seu cabelo crespo. Em sua narrativa, ela elenca dores e superações de toda criança e mulher negra ao longo de sua vida, celebra a diversidade, propõe o resgate da autoconfiança e desafia os padrões de beleza.
Em suas primeiras temporadas, o espetáculo teve casa cheia em todas as sessões em diversos espaços da cidade. “Mukunã: do fio à raiz” é uma jornada artística que une passado, presente e futuro, utilizando a narrativa pessoal de Vika, uma forte presença dos orixás e elementos da cultura afro-brasileira, e um potente mensagem de empoderamento feminino.
“Eu desejo que as pessoas saiam do espetáculo sentindo-se amparadas e mais seguras para enfrentar as adversidades que atravessam o corpo negro e feminino”, diz Vika.
Vika Mennezes & Bahia Aplaude
Atriz, arte-educadora, pesquisadora, diretora e gestora cultural, Vika Mennezes tem uma trajetória expressiva no campo das artes cênicas e do audiovisual. Licenciada em Teatro pela UFBA, mestra em Artes Cênicas pelo mesmo programa, atuou em espetáculos teatrais e obras audiovisuais. Foi premiada como Melhor Atriz Revelação em 2008, como melhor arte-educadora do ano em 2013 e recebeu uma Menção Honrosa nacional no Prêmio Arte na Escola Cidadã em 2023. Foi gestora cultural na FUNCEB, coordenando o Núcleo de Circo de 2013 a 2019, se destacando com o projeto inédito no Brasil “Empoderamento das Mulheres de Circo” e a direção da “Campanha Valorize o Circo” Fundou e dirigiu os espetáculos por cinco anos do Grupo de Teatro Jeito de Gente de 2010 a 2015. Desde 2018, coordena e co-dirige os espetáculos, fruto da formação afrocentrada “Contos Nagôs”.
Na 30° edição “Prêmio Bahia Aplaude” (ex- Braskem de Teatro), Vika Mennezes está dentre as indicações de Melhor Atriz e o espetáculo “Mukunã: do fio à raiz” tem, ainda, indicação na categoria Revelação, com a Composição de Filêmon Cafezeiro e Liz Novais.
Programação sessões:
Local: Teatro Gregório de Mattos
02/05 (sexta-feira) – 19h
03/05 (sábado) – 19h
09/05 (sexta-feira) – 19h
10/05 (sábado) – 19h