quinta-feira | 24.04 | 4:06 PM

VLT de Salvador atinge 18% de execução no Trecho 1 e deve iniciar testes até dezembro

O VLT terá capacidade para transportar cerca de 100 mil passageiros por dia, ao longo de 36 km de extensão

0Comentário(s)

As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador seguem avançando. Nesta semana, o Trecho 1, que vai da Estação da Calçada até a Ilha de São João, atingiu 18% de execução, conforme verificado durante visita técnica do governador Jerônimo Rodrigues, nesta segunda-feira (21).

Acompanhado pelo diretor de obras da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, o governador destacou a parceria entre os governos estadual e federal na realização da obra.

“Este é um investimento do PAC, com recursos do governo do presidente Lula. Nosso compromisso é entregar este primeiro trecho para a população do Subúrbio, e os trabalhos já avançam em outros pontos do projeto”, afirmou Jerônimo.

Lafuente ressaltou que já foram implantados 1,6 km de via permanente — um feito inédito no Brasil em tão pouco tempo.

“Temos uma meta ousada: queremos ter uma linha de teste com até 4 km em operação até dezembro, para que os trens rodem antes da inauguração oficial”, explicou.

O VLT terá capacidade para transportar cerca de 100 mil passageiros por dia, ao longo de 36 km de extensão, com 34 paradas distribuídas pela capital baiana. O investimento total é estimado em R$ 5 bilhões, e a obra está sob responsabilidade da CTB, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).