As obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador seguem avançando. Nesta semana, o Trecho 1, que vai da Estação da Calçada até a Ilha de São João, atingiu 18% de execução, conforme verificado durante visita técnica do governador Jerônimo Rodrigues, nesta segunda-feira (21).
Acompanhado pelo diretor de obras da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), Eracy Lafuente, o governador destacou a parceria entre os governos estadual e federal na realização da obra.
“Este é um investimento do PAC, com recursos do governo do presidente Lula. Nosso compromisso é entregar este primeiro trecho para a população do Subúrbio, e os trabalhos já avançam em outros pontos do projeto”, afirmou Jerônimo.
Lafuente ressaltou que já foram implantados 1,6 km de via permanente — um feito inédito no Brasil em tão pouco tempo.
“Temos uma meta ousada: queremos ter uma linha de teste com até 4 km em operação até dezembro, para que os trens rodem antes da inauguração oficial”, explicou.
O VLT terá capacidade para transportar cerca de 100 mil passageiros por dia, ao longo de 36 km de extensão, com 34 paradas distribuídas pela capital baiana. O investimento total é estimado em R$ 5 bilhões, e a obra está sob responsabilidade da CTB, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).