quinta-feira | 24.04 | 8:52 PM

Turismo na Bahia cresce mais que o dobro da média nacional em 2024

Os terminais de Porto Seguro (+14,9%), Ilhéus (+12,8%) e Salvador (+7,6%) lideraram esse avanço

0Comentário(s)

O setor turístico da Bahia teve um desempenho acima da média brasileira em 2024. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume das atividades turísticas no estado cresceu 8,4% em comparação com o ano anterior — mais que o dobro da média nacional, que ficou em 3,7%.

Entre os destaques do levantamento, está o fluxo de passageiros nos principais aeroportos baianos, que aumentou 8,7% no ano. Os terminais de Porto Seguro (+14,9%), Ilhéus (+12,8%) e Salvador (+7,6%) lideraram esse avanço, contribuindo para um total de 10,3 milhões de passageiros em 2024.

O movimento nas rodovias com pedágios também cresceu: foram 4,4 milhões de veículos a mais em circulação, um aumento de 5,8% em relação a 2023. Esse crescimento foi puxado pelas três concessionárias que operam no estado.

A taxa média de ocupação hoteleira em Salvador atingiu 64,5%, a melhor da série histórica iniciada em 2014. Já em relação à geração de empregos formais no setor, foram 5.173 novas vagas com carteira assinada no estado, sendo a maioria nos segmentos de alimentação e hospedagem.

A Bahia também se beneficiou de uma série de investimentos públicos e privados em infraestrutura, além da ampliação das rotas aéreas, atração de eventos e congressos, cruzeiros marítimos e festas tradicionais.

A expectativa é de que esse bom desempenho se mantenha nos primeiros meses de 2025, impulsionado por eventos como o Carnaval estendido de Salvador, o Festival de Arembepe, festas populares e a continuidade da temporada de cruzeiros.