sexta-feira | 18.04 | 9:57 PM

Inflação aperta o prato: 58% dos brasileiros dizem estar comprando menos comida, aponta Datafolha

A realidade é ainda mais dura entre os mais pobres, onde esse número sobe para 67%

0Comentário(s)

Com o peso da inflação recaindo diretamente sobre a mesa dos brasileiros, uma nova pesquisa do Datafolha revelou um dado alarmante: 58% da população passou a comprar menos alimentos do que costumava. A realidade é ainda mais dura entre os mais pobres, onde esse número sobe para 67%.

Os impactos da alta nos preços foram sentidos de diversas formas. O estudo mostra que 8 em cada 10 brasileiros alteraram seus hábitos de consumo. Entre os principais ajustes estão: sair menos para comer fora (61%), trocar a marca do café por uma mais barata (50%), reduzir o uso de luz, água e gás (50%), diminuir o consumo de bebidas alcoólicas (49%) e até mesmo comprar menos remédios (36%).

A geladeira e a despensa também entregam essa nova rotina. Um quarto dos entrevistados afirma ter menos comida em casa do que o suficiente. Outros 60% disseram ter o necessário, enquanto 13% relataram possuir mais do que precisam.

Embora a percepção de falta de alimentos tenha se mantido estável desde a última pesquisa, realizada em março de 2023, a insatisfação com o atual governo cresceu. Para 54% dos entrevistados, a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem “muita responsabilidade” pela alta nos preços. Outros 29% atribuem “um pouco de culpa”, enquanto apenas 14% isentam totalmente o Planalto.

A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 3 de abril, ouvindo 3.054 pessoas com 16 anos ou mais em 172 municípios do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.