sábado | 18.01 | 4:56 AM

Castramóvel inicia atendimentos na Avenida Paralela

Atendimento acontece às terças e quintas-feiras para cães, e às segundas, quartas e sextas para gatos, a partir das 8h

0Comentário(s)

A Avenida Luís Viana Filho (Paralela) é o mais novo local a receber o Castramóvel, serviço itinerante de castração de cães e gatos promovido Prefeitura de Salvador, através da Diretoria de Proteção Animal (Dipa) da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Proteção e Bem-estar Animal (Secis). O serviço funcionará no estacionamento da loja Ferreira Costa até o final de fevereiro.

A iniciativa busca garantir a saúde dos animais, além de diminuir os casos de abandono e maus-tratos. O atendimento ocorre às terças e quintas-feiras para os cães, e às segundas, quartas e sextas para os gatos, a partir das 8h.

Os agendamentos são realizados presencialmente. É preciso levar o pet em jejum de no mínimo 8 horas (incluindo água), o cartão de vacinação animal, além do RG, CPF, Cartão SUS e comprovante de residência em Salvador do tutor.

Poderão fazer a castração os cães e gatos com idade entre 6 meses e 5 anos. Os pets vacinados recentemente devem aguardar 10 dias para realizar a esterilização. O procedimento não é aplicado em animais gestantes ou que acabaram de ter filhotes, será necessário aguardar 45 dias antes da cirurgia. O animal tem que estar saudável, sem pulgas ou carrapatos e possuir caixa de transporte no caso dos felinos.

Bonfim – Na semana passada, o serviço também passou a ser oferecido no Bonfim, no Centro Terapêutico Municipal Dr. Álvaro Rubin de Pinho, na Rua Augusto de Mendonça, 114. O funcionamento ocorre até o dia 21 de fevereiro, nos mesmos moldes da unidade na Paralela.

“Falar de castração é realmente falar de saúde e bem-estar dos animais. Esse é o programa de controle populacional mais eficaz e ético disponível para a população”, declara a diretora da Dipa, Michelle Holanda.

No ano passado, o Castramóvel conseguiu atender a mais de 30 mil animais, sendo mais de 10 mil caninos e 12 mil felinos, contribuindo para frear a superpopulação de animais abandonados.

Fonte: Bahia.ba

Foto: Bruno Concha/Secom PMS