Estudantes da rede estadual da Bahia brilharam na redação do Enem 2024, alcançando notas acima de 900 pontos. O exame, que registrou 376.352 inscritos no estado, teve mais de 113 mil participantes da rede pública, impulsionados pelo projeto “Tô com Você no Enem”, da Secretaria da Educação (SEC). As notas foram divulgadas nesta segunda-feira (13).
A secretária Rowenna Brito celebrou o marco histórico de 100% dos concluintes do Ensino Médio inscritos no exame. “Estamos orgulhosos dos nossos estudantes. Este recorde de inscrições e a boa pontuação na prova mostram que, quando oferecemos suporte e incentivo, nossos jovens respondem com dedicação e resultados excelentes”, afirmou.
O Governo da Bahia também assegurou transporte gratuito, em parceria com a Agerba e prefeituras, para garantir o acesso de todos os estudantes aos locais de prova. Além disso, kits com água e lanche foram distribuídos
No Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Maria do Socorro Gomes Possidônio, em Abaré, Weyllon Lerry Conceição, de 18 anos, alcançou 960 na redação. “Fiz muitas práticas de escrita, li textos argumentativos e estudei os temas mais recorrentes do Enem. Os professores da minha escola fizeram o possível para ajudar, orientando sobre os critérios de correção da redação e nos incentivando. É uma sensação quase mágica perceber que todo o esforço valeu a pena”, destacou.
Em Salvador, Manuel Davi da Silva Lisboa, de 17 anos, estudante do Colégio Estadual de Tempo Integral São Daniel Comboni, também obteve 960 na redação. Ele destacou a relevância das matérias eletivas voltadas para a produção textual. “Aprendemos as competências do Enem, a importância da gramática, a articulação textual e outros aspectos relacionados à redação. Sempre gostei muito de escrever e debater temas do cotidiano. Pretendo fazer Jornalismo na UFBA e estou bem confiante para o SISU”, explicou.
Outro exemplo de sucesso foi Franklin dos Santos Silva, de 18 anos, do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Senhor do Bonfim, que alcançou 920 pontos. Ele compartilhou a importância da preparação mental e acadêmica. “A escola me ajudou bastante durante o processo de preparação. Penso que, acima de tudo, é preciso ter disciplina para estudar os assuntos e preparar o psicológico também”, refletiu.
Fonte: Alô Alô Bahia
Foto: Ascom/SEC