Com o objetivo de identificar pessoas LGBT de baixa renda para possível inclusão em programas de assistência social e redistribuição de renda, a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), em parceria com a Secretaria Municipal da Reparação (Semur), promove a terceira edição do CadÚnico Itinerante LGBT, na capital baiana. Em alusão ao Dia Internacional de Combate a LGBTfobia, comemorado em 17 de maio, de quarta-feira (11) a sexta-feira (13), serão ofertados serviços de inscrição e atualização do Cadastro Único, no Centro Municipal de Referência LGBT + Vida Bruno, localizado no Rio Vermelho.
A inscrição no Cadastro Único permite o acesso a benefícios sociais, como o Auxílio Brasil, Casa Verde e Amarela, Carta Social, Carteira do Idoso, Programa Brasil Carinhoso, Telefone Popular, isenção de taxa de concurso, Tarifa Social de Energia Elétrica, além de ID Jovem e o Vale Gás, dentre outros. Para ser incluído no CadÚnico, é necessário ter renda familiar per capita igual ou menor que meio salário mínimo ou renda familiar total de até três salários mínimos.
No caso de a renda ser superior a três salários mínimos, é necessário que o cadastro no CadÚnico esteja ligado à concessão de benefícios específicos. Famílias unipessoais, formadas por uma única pessoa, e moradores de rua também podem ser cadastrados. Para o atendimento, que acontecerá das 9h às 12h e das 13h às 17h, é necessária a apresentação do RG, CPF e comprovante de residência.
O coordenador do Centro Municipal de Referência LGBT+ Vida Bruno, Marcelo Cerqueira, disse que a ação promove a cidadania e a inclusão do público LGBT soteropolitano. “O Centro tem feito todo o esforço possível, não somente para mobilizar pessoas, mas para incentivar a utilização dos serviços ofertados. Nesses espaços, o público adentra com maior autoestima, feliz porque sabe que é um lugar dedicado ao atendimento dele”, destacou.
FONTE: SECOM