quinta-feira | 26.12 | 9:02 PM

Com o Bahia classificado, entenda como será a fase pré-Libertadores

Tricolor entrará na segunda fase e terá de encarar dois mata-matas

0Comentário(s)

O Bahia alcançou o objetivo da temporada e garantiu uma vaga na Copa Libertadores do próximo ano. Em 2025, o Esquadrão entrará na competição na fase preliminar e terá que passar por dois mata-matas para chegar à fase de grupos.

A fase pré-Libertadores é dividida em três etapas, todas em formato mata-mata, que serão disputadas entre fevereiro e março. Na primeira, seis equipes se enfrentam a partir do chaveamento que é definido em sorteio pela Conmebol. As três classificadas avançam para a segunda fase e se juntam a outros 13 clubes. É nesse momento que os times brasileiros, argentinos, uruguaios e colombiano entram na disputa.

O cruzamento entre os 16 clubes da segunda fase também é definido em sorteio. Nesta etapa, equipes do mesmo país podem se enfrentar. Passando desse primeiro mata-mata, o Bahia seguirá para a terceira fase, onde disputará mais dois jogos no sistema de ida e volta. O Esquadrão precisa vencer para garantir um lugar nos grupos.

Os quatro classificados na terceira fase serão distribuídos em quatro grupos, também definidos previamente em sorteio. Já os quatro clubes eliminados, vão para a fase de grupos da Copa Sul-Americana.

A estreia do Bahia na pré-Libertadores acontecerá na semana de 19 de fevereiro. O jogo de volta será na semana seguinte, que tem 26 de fevereiro como data base. Após a definição dos confrontos, a Conmebol detalhará os dias e horários das partidas.

Este ano, o campeão Botafogo iniciou a sua caminhada na fase pré-Libertadores. O alvinegro passou pelo Aurora, da Bolívia, na segunda fase, e eliminou o Red Bull Bragantino em confronto brasileiro na terceira fase.

O Botafogo entrou no grupo D, com Junior de Barranquilla (Colômbia), LDU (Equador) e Universitário (Peru). O clube carioca passou em segundo lugar na chave e nas fase mata-mata eliminou: Palmeiras, São Paulo, Peñarol, e venceu o Atlético-MG na decisão.

Fonte: Correio