domingo | 24.11 | 2:08 PM

SALVADOR: O que estará aberto no feriadão da Proclamação da República?

A programação inclui oficinas musicais, visitas mediadas e atividades de desenho.

0Comentário(s)

Quem estiver curtindo Salvador no feriadão da Proclamação da República (15 de novembro) poderá aproveitar para visitar os equipamentos culturais instalados pela capital baiana: Casa do Carnaval da Bahia, Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai, Memorial 2 de Julho, Cidade da Música da Bahia e Espaços Carybé das Artes e Pierre Verger.

A programação inclui oficinas musicais, visitas mediadas e atividades de desenho. O valor do ingresso para acesso aos espaços – exceto para o Memorial 2 de Julho, que é gratuito – é de R$20 (inteira) para o público geral e R$10 (meia), para idosos, estudantes e moradores de Salvador, mediante apresentação do comprovante de residência. Confira:

Casa do Carnaval – Na Casa do Carnaval, no Pelourinho, vai acontecer no sábado (16), às 15h, uma experiência envolvendo os ritmos de dança mais contagiantes do Carnaval da Bahia. Também no sábado (16), das 14h às 16h, ocorrerá a Oficina de M’Bira, com Thon Nascimêmtos, que vai mostrar ao público as curiosidades sobre o instrumento ancestral.

No sábado (16), às 11h e no domingo (17), às 14h, ocorre a visita guiada temática sobre um bloco de carnaval. Na ocasião, o público poderá sentir um pouco o clima da folia de rua, colocando a fantasia na “concentração” e participando da festa como folião pipoca ou de bloco.

No domingo (17), às 15h, acontecerá um desafio com karaokê, onde todos terão a oportunidade de cantar as músicas que embalam o Carnaval.

Casa do Rio Vermelho – Na casa dos icônicos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, na Rua Alagoinhas, 33, vai ocorrer uma visita mediada na sexta-feira (15), às 15h30; no sábado (16), às 11h; e no domingo (17), às 15h30. Será um passeio pela memória e cultura da casa e de seus moradores.

No sábado (16), às 10h30, será realizada uma ação inspirada no livro ‘A bola e o goleiro’, uma forma lúcida de entrar na história de amor entre a bola “Fura Redes” e o pior goleiro. Também no sábado (16), às 15h, será a vez de um passeio pelo jardim da residência: um bosque com mais de 1,5 mil m² e várias espécies da fauna e flora brasileiras.

No sábado (16) e no domingo (17), das 9h às 17h, acontecerá uma aventura artística com desenhos na varanda, pintando desenhos encantadores da casa.

No domingo (17), às 10h30, ocorrerá uma pescaria no lago da residência. A experiência promete arrancar risadas das crianças, ao mesmo tempo que estimula a coordenação motora. No mesmo dia, às 15h, vai ter a Oficina Escrita Criativa, na qual todos poderão mergulhar na arte e explorar as facetas da inspiração que o ambiente fornece.

Memorial 2 de Julho – O Memorial 2 de Julho, na Liberdade, vai ser o local da oficina de cartazes do Desfile da Independência do Brasil na Bahia, no sábado (16), às 15h. No domingo (17), às 15h, acontecerá os jogos da independência, onde todos vão poder testar e aprofundar seus conhecimentos sobre eventos e personalidades que tiveram papéis cruciais na luta contra o domínio português.

Cidade da Música – Na Cidade da Música, no Comércio, vai ocorrer no sábado (16), às 15h, um desafio de adivinhar o nome da música com base em trechos de letras ou melodias. No sábado (16), às 11h e domingo (17), às 14h, a atividade com pílulas musicais de 20 a 30 min vai movimentar o público, que poderá aprender mais sobre diferentes artistas e estilos musicais.

No domingo (17), às 15h, ocorrerá a Oficina de Efeitos Sonoros. Será uma apresentação envolvente, descobrindo os segredos por trás de efeitos sonoros que criam a emoção em filmes e séries.

Espaços Carybé das Artes e Pierre Verger – Os Espaços Carybé das Artes, no Forte São Diogo e Pierre Verger da Fotografia Baiana, no Forte Santa Maria, ambos na Barra, vão ser os locais do Artista por Um Dia, no sábado (16) e no domingo (17), das 14h às 16h. Vai ser um passeio pela arte dos mosaicos, com uma celebração de cores e formas.