Entre os dias 19 e 24 de novembro, ocorrerá a segunda edição do Festival Recôncavo Instrumental, promovendo um encontro vibrante entre a música regional, clássica e world music em cinco cidades do Recôncavo Baiano. Com direção artística da pianista Simone Leitão e produção artística de André Oliveira, o festival é um evento gratuito e uma realização do Instituto Popular do Recôncavo (IPR Bahia), buscando integrar as tradições locais com a música instrumental global e destacar a riqueza da Bahia e do Brasil.
A programação inclui apresentações de grandes nomes internacionais, como Mamadou Sarr (Senegal/Reino Unido), Srjan Vukasinovich (Sérvia/Suíça) e Bostjan Lipovsev (Eslovênia), além de artistas baianos e brasileiros. Segundo Simone Leitão, a curadora do evento, “celebrar a diversidade de estilos e instrumentos em um espaço tão significativo quanto o Recôncavo Baiano é uma oportunidade única para promover a identidade cultural e a integração artística de diferentes povos.”
Para o presidente do IPR, Luan Peres, o festival é essencial para ampliar o acesso à cultura e valorizar a música instrumental entre as comunidades locais. “Trazer músicos internacionais e nacionais para essa região é motivo de orgulho e uma chance de conectar o público a esse universo musical diversificado,” ressalta.
O Festival Recôncavo Instrumental tem correalização com a Brasil Classical, e conta com o patrocínio da Acelen, pelo segundo ano, e do Governo do Estado da Bahia, por meio do Programa Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
Além dos shows, o festival oferecerá uma série de atividades educativas com masterclasses, oficinas e workshops voltados ao público, incentivando a formação e a interação com essa expressão artística. Todas as atividades serão gratuitas e as inscrições podem ser feitas através do site www.reconcavoinstrumental.com.
Programação do Festival Recôncavo Instrumental 2024
19 de Novembro
18h: Abertura em São Francisco do Conde com Gabriele Leite, Mamadou Sarr e o Grupo Lírico de Salvador.
19h: Apresentação em Cachoeira com Srjan Vukasinovich, Jana Vasconcellos e Gel Barbosa, e o sanfoneiro Jefinho Dias.
20 de Novembro
20h: Recital de violão na Casa Rosa, Salvador, com Gabriele Leite, Mamadou Sarr e o Grupo Lírico de Salvador.
21 de Novembro
18h: Apresentação em Madre de Deus com Jana Vasconcellos, Gel Barbosa e o Coral Comunitário.
20h: Trio de Guerra Peixe na Casa Rosa com Simone Leitão, Thierry Lucas e Aare Tammesalu, além de Delia Fischer e o Grupo de Cordas (OSBA).
22 de Novembro
20h: Casa Rosa, Salvador – Srjan Vukasinovich, Grupo de Cordas (OSBA), Mamadou Sarr e Jam Delas (confirmar disponibilidade).
23 de Novembro
18h: Solar do Unhão/MAM, Salvador – Apresentação de Hercules Gomes “Tia Amélia” e, às 20h, Leila Maria e Grupo com o show “Ubuntu” e participação especial de Mamadou Sarr.
24 de Novembro
11h: Apresentação no Neojibá, Salvador, com Simone Leitão, Bostjan Lipovsev e Thierry de Lucas, além dos jovens do Neojibá.
16h: Encerramento em Saubara com o Encontro de Filarmônicas do Interior.