O projeto anterior, tocado pelo consórcio Skyrail, previa o percurso, que circularia em 23,3 km de viadutos, saindo da Ilha de São João para o Comércio e para o Acesso Norte, interligando com o Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas (SMSL).
No entanto, com a decisão do governo de romper o contrato com a concessionária no ano passado, uma nova proposta para o modal foi montada e o trecho 4, entre a Calçada e Comércio, foi excluído como possibilidade.
O novo projeto licitado pelo governo e com ordem de serviço já assinada trata-se de um VLT, propriamente dito, com o seu trajeto de 36,4 km quase todo realizado em nível, em trilhos instalados no canteiro central de vias, como as avenidas Afrânio Peixoto, 29 de Março e Orlando Gomes, além da Estrada do Derba (BA-528) e da Via Alimentadora Parque São Bartolomeu, ainda a ser construída.
Em outubro deste ano, o Inema transferiu uma licença ambiental, que tinha sido concedida para o Skyrail, ao governo do Estado da Bahia, através da CTB, para a implantação do trecho 4, em uma extensão de aproximadamente 3,56 KM.
Conforme a autorização publicada no mês passado, o novo trecho será de São Joaquim e seguirá até o Comércio, confirmando o que o governador Jerônimo Rodrigues (PT), vem prometendo há alguns meses.
O cronograma oficial da implantação do VLT prevê que as obras, propriamente ditas, se iniciem em janeiro de 2025, com a realização de terraplanagem e sondagem. Entretanto, conforme apuração do Portal A TARDE, a tendência é que o planejamento seja antecipado.
Fonte: A Tarde
Foto: Reprodução | GOVBA