Redação
Fotos: Otávio Santos/ Secom PMS
Texto: Lucas Vieira e Mateus Soares/ Secom PMS
Diversas pessoas têm participado das capacitações profissionais oferecidas gratuitamente pelo programa Treinar para Empregar. No Senai Dendezeiros, por exemplo, estão em andamento as aulas dos cursos de Auxiliar de Produção de Biscoito; Confecção de Moda Íntima; Alimentos e Bebidas; Drywall; Instalação de Painel Solar; Mestre de Obras, entre outros. Cada curso tem uma carga horária de 160 horas, com aulas teóricas e práticas.
As atividades são voltadas para pessoas com idade mínima de 18 anos e ensino médio completo. Além do aprendizado, os participantes têm direito a transporte e, ao final, recebem um certificado de qualificação profissional.
A instrutora Rosinalva da Paixão, do curso de Confecção de Moda Íntima, ressaltou o enfoque prático do aprendizado. “Para produzir, é necessário que as alunas entendam a matéria-prima, os equipamentos e o passo a passo. Além disso, as aulas de gestão trazem noções de empreendedorismo e educação financeira. A maioria das alunas aqui quer empreender”, explicou.
A aluna Renata Vasconcelos, de 44 anos, relatou sua motivação. “Sempre via minha mãe costurando e quis seguir o mesmo caminho. Fiz um curso de costura básica e, agora, estou pensando em abrir minha própria confecção”, contou. Ao seu lado, sua colega Rosimeire Mendes, de 54 anos, compartilhou seus planos. “Estou apaixonada por moda íntima e pretendo investir nesse segmento. O curso trouxe muitas informações importantes sobre como montar um negócio”, disse.
Apesar de liderar uma turma em outro campo de conhecimento, a instrutora Ana Caroline Moraes, do curso de Alimentos e Bebidas, seguiu a mesma linha. “Conhecimento transforma vidas. Nosso propósito aqui é exatamente esse, e essa parceria com a Prefeitura tem sido enriquecedora tanto para os alunos quanto para nós, instrutores”, afirmou.
A aluna Joseane Cristina, de 44 anos, declarou que o curso tem trazido novidades nos conteúdos: “Fui incentivada por uma vizinha. Gostei e estou aqui para aprender. O curso tem muitas inovações, como pizza integral, que eu não conhecia. É um serviço diferenciado porque nos dá oportunidades para montarmos nosso próprio negócio”.
Outubro – Neste mês, além dos cursos em fase de conclusão, o programa Treinar para Empregar oferecerá novas formações no Senai, como Produção de Biscoito e Sequilhos, Pintor de Obras, Eletrônica Naval, Manutenção de Casco de Embarcações e Manutenção Predial. Já no Senac, será iniciado o curso de Preparo de Panetones, ampliando as oportunidades de qualificação profissional na capital. Os interessados podem obter mais informações através do site (https://treinarparaempregar.salvador.ba.gov.br/).