quinta-feira | 02.01 | 8:32 PM

9 dicas para economizar nas compras de supermercado e sofrer menos com o aumento dos preços

Fazer substituições de produtos caros por outros mais em conta é apenas uma da forma de economizarmos nas compras do mês. Veja algumas outras alternativas no TudoGostoso!

0Comentário(s)

Você não precisa ser refém do aumento dos preços do supermercado! Inclusive, já falamos sobre como é possível substituir o azeite de oliva, que está em alta há meses, nas suas receitas no TudoGostoso. Certamente não faltam alternativas, do óleo de girassol ou óleo de coco até óleo de amendoim!

Só que a verdade é que existem muitas outras formas de economizar nas compras de supermercado para além de meras substituições. Veja 9 dicas para poupar sua carteira nas próximas compras para a casa. Inclusive, a maioria delas pode ser aplicada em conjunto umas com as outras.

 

Veja 9 dicas para economizar no mercado

Se você acompanha o blog do TudoGostoso, você definitivamente já viu várias dicas que compartilhamos para facilitar sua vida na cozinha. E saber economizar nas compras do mês é tão importante quanto aprender a armazenar suas frutas e legumes do jeito certo. Afinal, desperdício nenhum é bom!

 

Faça um plano

Uma lista de compras vai ajudá-lo a evitar compras impulsivas – e, com frequência, desnecessárias – quando você estiver no supermercado. Então, veja o que você realmente precisa antes de sair de casa e se esforce, ao máximo, para se ater a isso.

 

Seja minucioso

Ao invés de cortar alimentos caros, mas benéficos à saúde, da sua dieta, veja se existem outras frutas, oleaginosas ou legumes bons para saúde por um preço mais acessível ou, ainda, versões congeladas, em lata ou secas desses mesmos alimentos que sejam mais em conta.

 

Procure promoções

A maioria dos supermercados fazem promoções todos os dias que você pode aproveitar para poupar sua carteira no final do mês. Na realidade, eles até mesmo costumam alocar um dia específico para cada categoria de produto. Fique de olho!

 

Veja preços unitários

Nem sempre a promoção “Leve 3, pague 2” são as melhores para você. Dependendo do produto, pode ser que você esteja comprando produto demais e não vá conseguir usar todos antes que algum deles passe da sua data de validade.

 

Reconsidere suas proteínas

A carne costuma ser um alimento mais caro, mas muitas pessoas se recusam a deixar de comprá-la por ser uma fonte importante de proteína. No entanto, existem legumes e cortes de carne mais baratos que podem suprir essas necessidades nutricionais.

 

Compre em volume (com cuidado)

Se existem produtos que você utiliza ou consome com muita frequência, pode ser que faça sentido comprar em volumes maiores para conseguir descontos melhores. Isso faz ainda mais sentido no caso de produtos não-perecíveis ou com prazos de validade distantes.

 

Cheque sua dispensa e freezer

Se você acha que não tem comida em casa, abra a geladeira, freezer ou dispensa antes de decidir que precisa fazer compras. É normal esquecermos o que temos, mas se você quer fazer um prato específico e realmente não tem os ingredientes, considere se vale a pena ou não o custo extra.

 

Troque de loja

Supermercados são negócios, o que significa que eles são muito competitivos. Então, não gaste mais dinheiro em uma loja só por ser a loja que você vai há anos. Veja todas as ofertas antes de decidir onde você fará suas compras. Faça suas compras em vários locais diferentes, se necessário.

 

Avalie o preço da “conveniência”

Alimentos já fatiados e molhos prontos são muito mais convenientes na hora de cozinhar, mas eles também costumam ser mais caros. Então, pode ser bom avaliar quanto você está disposto a pagar a mais por isso.

Fonte: Tudo Gostoso