Apesar do avanço de uma nova frente fria, o sol e o tempo seco devem predominar no Brasil neste fim de semana de eleições municipais.
A tendência é de aumento das temperaturas ao longo do fim de semana, com algumas cidades do Sudeste e Centro-Oeste podendo registrar novamente marcas próximas dos 40°C.
Amanhecer em Brasília no dia 4 de outubro de 2024 — Foto: GloboNews/Reprodução
Apenas algumas regiões devem ter pancadas de chuva. De acordo com Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, somente a região Norte deve ter volumes mais expressivos de chuva.
“Rondônia, Acre e Amazonas podem ter chuva forte, mas, ainda assim, devem ser pancadas bem isoladas”, comenta.
Somente o Norte do país deve ter acumulados significativos de chuva no fim de semana. — Foto: Inmet
De acordo com a Climatempo, a frente fria deve fazer com que a nebulosidade aumente em algumas regiões. Parte do litoral do Sul e do Sudeste e alguns locais do Nordeste podem ter chuva, mas sem grandes acumulados.
No Centro-Oeste e no Nordeste, a previsão é de tempo firme e muito quente. Já no Sudeste e Sul, de forma geral, a expectativa é de um dia de temperaturas mais amenas.
Brasil tem oitava onda de calor do ano nesta semana
Sol e calor no sábado
No sábado (5), véspera das eleições municipais, o sol e o calor devem predominar no Brasil.
Temperaturas acima dos 35°C são esperadas para boa parte do Centro-Oeste. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cuiabá deve ter máxima de 40°C e Goiânia, de 39°C. Em Brasília, a expectativa é que os termômetros cheguem a 35°C.
Capitais do Nordeste, como Natal, Fortaleza e São Luís também devem ter tempo bastante seco e quente.
Fim de semana das eleições deve ser de calor em boa parte do país. — Foto: CRIS FAGA/DRAGONFLY PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
No Sudeste, a previsão é de tempo mais ameno. São Paulo deve ter um dia com muitas nuvens e máxima de 24°C. No Rio de Janeiro e em Belo Horizonte, as máximas devem ser de 27°C e 28°C, respectivamente.
No Sul, o tempo fica bem mais fresco. Em Curitiba, a máxima não deve passar dos 15°C. Em Porto Alegre, os termômetros devem ficar na casa do 22°C.
Pancadas de chuva podem acontecer em várias cidades do Acre, Rondônia, Roraima e Pará. No litoral do Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, a previsão indica um dia nublado com condições de chuva fraca.
Mais de 90% do desmatamento da Amazônia é para abertura de pastagem, diz MapBiomas
Domingo ainda mais quente
No domingo (7), dia das eleições municipais, a previsão é de ainda mais calor.
O dia será muito quente e sem expectativa de chuva em Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Palmas e Teresina. No Mato Grosso do Sul, algumas pancadas são esperadas à tarde e à noite.
☀️☂️Para os eleitores das regiões que devem ter muito calor neste domingo, protetor solar, água e sombrinha são boas dicas caso tenham que enfretar filas nos locais de votação.
Domingo de eleições municipais deve ser de calor em boa parte do país. — Foto: Inmet
No Norte, os estados podem ter chuva moderada a forte, maas deve ser de curta duração.
No Sudeste, o dia deve ser de sol com algumas nuvens e calor em todas as capitais. As temperaturas devem chegar aos 30°C no Rio de Janeiro e 33°C em Belo Horizonte.
O sol e o tempo seco também deve predominar no estados da região Sul. Na parte da tarde e da noite, o oeste dos estados podem ter pancadas de chuva.
Veja como ficam as temperaturas nas capitais no fim de semana de eleições municipais, segundo o Inmet: