sábado | 21.12 | 12:46 PM

Turismo na Bahia cresce cinco vezes mais que a média do país

Visitantes Com alta de 19,2% este ano, estado comemora liderança nacional no aumento de turistas

0Comentário(s)
A Bahia registrou, este ano, um aumento de 19,2% de visitantes, assegurando o maior índice entre as unidades da federação e quase cinco vezes acima da média do país, que teve um crescimento de 3,9% no setor em comparação com o mesmo período de 2023, conforme dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em junho deste ano.
Com suas 13 Zonas Turísticas, a terra “de todos os santos, encantos e axé” já vive o clima de contagem regressiva para a temporada de sol e calor. A chegada da primavera acelera o planejamento turístico, cultural e de lazer para todo o verão, que começa daqui a três meses e segue até o Carnaval.O avanço do turismo na Bahia é impulsionado por uma série de investimentos estratégicos em infraestrutura, qualificação profissional e promoção de destinos baianos, de acordo com o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacellar. As ações em diferentes setores, segundo o gestor, impulsionaram o crescimento histórico do turismo da Bahia.

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e organizações turísticas baianas confirmam que 2024 vem obtendo um significativo crescimento no fluxo de visitantes em solo baiano, sendo que somente no primeiro semestre foi contabilizada uma alta de 51% no desembarque de turistas internacionais, em relação ao ano passado, conforme a Setur.

Os aeroportos baianos têm sido o principal portão de entrada de turistas estrangeiros nas regiões Norte e Nordeste, sendo que 45% deles entraram no país pelo Estado, de acordo com a Setur, destacando, ainda, que a atividade turística na Bahia criou, entre 2021 e junho de 2024, 32 mil postos de trabalho formais.

Ainda dados do órgão estadual apontam que as atividades turísticas geraram, em 2023, uma receita de R$ 4 bilhões de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o que significou um aumento de 25% em relação a 2022. E a contribuição do turismo no Produto Interno Bruto (PIB) baiano foi ampliada para cerca de 4%.

Fonte: A Tarde