A cada dia que passa novas dicas de limpeza e de manutenção da casa surgem na internet para nos ajudar a manter nossos ambientes domésticos limpos e cheirosos. A dica da vez tem a ver com o uso de sal grosso no vaso sanitário.
Essa técnica promete não apenas eliminar maus odores, mas também destruir germes e bactérias e até ajudar a desentupir o vaso. Por isso, esse método vem se tornando cada vez mais popular entre quem busca uma maneira eficiente e econômica de manter seus banheiros impecáveis.
Use assim o sal grosso em seu vaso
A ideia por trás do uso de sal grosso é simples, mas eficaz. Com o tempo e o uso constante, o fundo do vaso sanitário pode adquirir um tom escurecido que parece sujo. O sal atua como um agente abrasivo e desinfetante natural, ajudando a remover esses resíduos e a manter a porcelana branca e brilhante por mais tempo.
O processo é bem simples: despeje uma quantidade de sal grosso no vaso sanitário antes de dormir e deixe agir durante a noite. Pela manhã, basta dar a descarga para que o sal seja enxaguado, levando sujeiras e microrganismos.
Se você quiser uma mistura ainda mais potente, combine sal grosso com bicarbonato de sódio e óleo essencial. Para preparar a mistura, você precisa de:
- 250 gramas de bicarbonato de sódio
- 250 gramas de sal grosso
- 25 gotas do óleo essencial de sua preferência (lavanda, cítrico ou menta)
Misture todos os ingredientes em uma tigela e espalhe a combinação na sanita à noite. Na manhã seguinte, despeje água fervente no vaso e dê a descarga. Se desejar, adicione algumas gotas de limão para um toque adicional de frescor.
O sal e o bicarbonato de sódio possuem propriedades antibacterianas que ajudam a eliminar germes e odores, enquanto o óleo essencial proporciona um aroma agradável. Este método não só garante que o vaso fique mais limpo e cheiroso, mas também contribui para um banheiro livre de microrganismos.
Outros cuidados com o vaso sanitário
Lembrando que o uso excessivo de produtos químicos de limpeza, como alvejantes, pode danificar os canos e as vedações de borracha do vaso sanitário. Um exemplo são as pastilhas alvejantes adesivas: quanto mais tempo a pastilha permanecer, mais tempo os produtos químicos desgastarão os materiais do vaso sanitário.
Também não é aconselhável usar produtos químicos fortes para desentupir ralos e canos, pois acabam causando mais danos do que benefícios. Ingredientes químicos mais agressivos acabam afetando as tubulações, principalmente as mais antigas que “sofrem” a abrasão há mais tempo. Prefira os desentupidores tradicionais e, em casos mais complicados, chame um profissional.
Fonte: Tudo Gostoso