sábado | 23.11 | 11:51 PM

Brechós movimentam mais de R$ 300 mil em evento de moda sustentável na Nova Lapa

0Comentário(s)

Redação

 

Quem passou pela Estação Nova Lapa na quinta (8) e sexta-feira (9) se deparou com um atrativo a mais. O terminal foi palco da segunda edição do Lapô Fashion – Second Hand, que reuniu os principais brechós de Salvador. Foram dois dias de promoção do empreendedorismo e da sustentabilidade por meio do comércio de artigos de moda a um baixo custo.

O evento, que contou com a curadoria da jornalista Paula Magalhães e do produtor de moda Helenildo Amaral, terminou com o sucesso esperado. Durante os dois dias, mais de 20 mil pessoas visitaram o espaço, gerando uma receita superior a R$ 300 mil para os brechós, que comercializaram cerca de 6 mil produtos.

Ao todo, 150 profissionais foram mobilizados para trabalhar no Lapô Fashion, que contou com a participação de 22 brechós com a proposta de oferecer produtos de segunda mão com qualidade e preço acessível. Entre as peças comercializadas estavam roupas, calçados e acessórios para todas as idades e modelos.

Foto: Lucas Guimarães
Foto: Lucas Guimarães
Foto: Lucas Guimarães

Boa parte dos pedestres da Lapa aderiram à proposta do evento e foram ver de perto o que os brechós tinham a ofertar. “Eu percebi que, em comparação com a edição do ano passado, houve uma ampliação da presença do público. Acredito que eventos como esse vêm ajudando a fomentar essa cultura do consumo consciente, atraindo, inclusive, pessoas que não costumam comprar em brechós”, destacou Juliana Rezende, dona do brechó Closet Sustentável.

“As pessoas estão muito mais abertas ao brechó. Estão valorizando e comprando mais. Alguns, inclusive, dizem que estão trocando os hábitos de consumo, dando preferência à moda de segunda mão”, acrescenta Tatiana Jucá, dona do brechó Querusar.

Para o gestor da Nova Lapa, Zilney Campello, o Lapô Fashion cumpre um papel relevante na transformação da sociedade em prol de um mundo sustentável. “Esse evento tem uma importância muito grande, não só pela economia circular e pelo empreendedorismo feminino, mas pela questão ambiental. A indústria têxtil é a segunda maior poluidora do mundo e nós precisamos avançar na proteção do meio ambiente. Nesse sentido, reutilizar roupa é uma atitude muito positiva. Por isso, muito nos orgulha ter esse tipo de evento na Estação Nova Lapa”, declara.

Diante do sucesso, a perspectiva é que novas edições do Lapô Fashion – Second Hand venham a fazer parte do calendário da Nova Lapa. Aguardem!