quarta-feira | 30.10 | 8:27 PM

São João promete movimentar 25 dias no Pelourinho

A grande festa no Centro Histórico vai superar todas as expectativas dos baianos e turistas

0Comentário(s)

Há menos de um mês para o São João, a expectativa é grande para os apaixonados pelo forró e por toda a tradição cultural e gastronômica que a festa carrega.  E Salvador, que desde 2017 tem preparado uma intensa programação para o público, não fará diferente neste 2024: serão semanas de festa com atrações no Parque de Exposições e no Centro Histórico, este último um dos locais que se tornou principal destino de quem busca aproveitar o período junino.

Durante todo o mês de junho, o São João do Centro Histórico vai ter 25 dias de festas ininterruptas que tomarão conta das ruas, largos, praças e casarões da Praça da Sé ao Santo Antônio Além do Carmo. São atividades para todos os gostos que vão desde muita música e forró, às quadrilhas juninas, sambas juninos, museus, corais e missas em homenagens ao queridos santos do mês, Antônio e João.

São dois circuitos de programação: o “Prá Lá de Bão”, que é completamente gratuito e o “Pra Ficá Mió”, realizado pelos bares, restaurante e lanchonetes que fazem parte da Rota Sabores do Interior.

São previstos shows gratuitos nos palcos do Largo do Pelourinho (Coreto Dona Flor), Cruzeiro do São Francisco (Estação de Forró São João) e Largo do Santo Antônio Além do Carmo (Coreto Musical Santo Antônio). Ao todo,  serão 15 shows com artistas da terra.

Além de artistas renomados, o local tombado pela Unesco também receberá trios, quartetos juninos e o tradicional Samba Junino.  A festa pelo Centro Histórico começa no dia primeiro de junho, quando a Igreja de Santo Antônio Além do Carmo irá celebrar os 430 anos de devoção ao santo. Ao mesmo tempo, haverá no Largo uma vila gastronômica composta por barracas, carrinhos e food trucks com comidas e bebidas típicas. A atividade é promovida pela Associação dos Barraqueiros de Festas (ABFEST).

Com apoio institucional da Prefeitura de Salvador através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) e  da Empresa Salvador Turismo (Saltur), o São João do Centro Histórico é uma realização da Sole Produções, em correalização com a ACHE – Associação Centro Histórico Empreendedor.

De acordo com a ACHE, o início dos shows pé de serra será no dia 8 de junho, no Adro da Igreja do Santo Antônio. No dia 9, terá o Coreto Musical Santo Antônio, no Largo do Santo Antônio Além do Carmo; depois tomam conta  do Largo do Cruzeiro do São Francisco, a partir do dia 10, onde está montada a Estação de Forró São João; e seguem animando todo mundo a partir do dia 13 no Coreto Dona Flor, no Largo do Pelourinho.

A série de atrações musicais vai se encerrar  Escadaria do Paço, dia 25 de junho, com o show  “Gerônimo o herói do sertão e a saga do forró”, do cantor Gerônimo Santana,  com participação de Gonzagão, interpretado pelo ator Vitório Emanuel.

Dentre as atrações estão: Trio Resfulengo; Luciano Sangoneiro; Gel Barbosa; Geraldo Pita e Trio Alvorada Nordestina; Forró Mangueados; Pedro Paes; Forró Bom Todo; Val Gonzaga; Forró Bambu; Forró Fissura; Banda Sextando; Trio Buruá; Daniel Frota; Banda Zé de Tonha

Já no  Circuito Pra Ficá Mió” acontece a Rota Gastronômica Sabores do Interior, com a participação de 49 bares, restaurantes e lanchonetes do Centro Histórico que criaram  menus especiais, temáticos, com preços também especiais, para oferecer aos visitantes.

 

Previsão da Setur é que festejos juninos superem o sucesso de 2023

No ano de 2023, o São João no Pelô contou com cindo dias de festa nos largos Tereza Batista, Quincas Berro D’Água, Pedro Arcanjo e Cruzeiro de São Francisco.  Tudo com entrada gratuita proporcionado por colaborações dos poderes públicos, tanto prefeitura quanto estado.

De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur), a  Bahia vive um bom momento para o turismo, com índices crescentes de desempenho, o que leva a uma expectativa que o São João deste ano obtenha resultados ainda maiores que o de 2023.  Ano passado, a festa registrou mais de 1,5 milhão de visitantes, com uma receita de quase R$ 1,6 bilhão.

À frente  da organização das festa, para contemplar diversos municípios, está a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur).  As atrações – que estão sendo fechadas – ficarão sob a responsabilidade da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA).  Já a festa no Parque de Exposições já teve as datas reservadas pela Sufotur nos dias 13 a 15 de junho, 21 a 24 de junho e 29 de junho a 2 de julho.

À época, o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, disse que os números dos festejos juninos são resultado de um conjunto de fatores. “Fizemos um forte trabalho de divulgação da festa nos principais polos emissores de turistas nacionais. O Governo do Estado se preparou para receber os visitantes, investindo mais de R$ 100 milhões, na capital e em quase 300 municípios do interior, que garantiram receptivo especial, infraestrutura, segurança, saúde e contratação de atrações. Além disso, tivemos a parceria com prefeituras e o trade turístico. O resultado foi o sucesso do São João, que ganhou mais força como produto turístico, no ano do bicentenário da Independência da Bahia”, explicou.

 

Fonte: Tribuna Da Bahia